Guerra da UcrâniaPrimeira Vista

A caminho de Ivankiv para resgatar o “verão azul”

São 22 os deslocados que estão prontos

O António Silva partiu sábado rumo à Ucrânia, para mais uma missão Humanitária, mas esta não é especial. Este empresário residente em Ovar regressa ao Leste Europeu para recolher várias crianças já previamente identificadas e que não conseguiu retirar em anteriores tentativas.

O apelo lançado deu resultado. “Conseguimos uma carrinha, cedida pela empresa EcoSteel, um carro particular e uma terceira carrinha que irá sair de Portugal segunda-feira e juntar-se a nós”, informou.

O grupo de amigos do António já foi à Ucrânia duas vezes desde o início da guerra. Desta vez, volta a levar medicamentos, bens de primeira necessidade e material militar, recolhidos nas empresas Yazaki Saltano, Flex2000 – Produtos Flexiveis, S.A., e bens recolhidos pelo grupo “Ovar, Vamos Ajudar”, por pessoas particulares residentes no concelho de Ovar, Trofa e Póvoa do Varzim.

No regresso, diz António, “prevemos resgatar 22 pessoas, entre mães e crianças, já referenciadas e que se encontram em território seguro e sob protecção do Exército Ucraniano”.

Estas famílias deslocadas estiverem escondidas num buraco durante várias semanas, praticamente sem água ou alimentos mas já foram avaliadas num Hospital na Ucrânia. “Estão bem de saúde e aguardam por nós, para serem recolhidas e viajarem até Portugal”, rejubila.

Uma destas crianças é “Natsy”, menina de Ivankiv, cidade localizada perto de Chernobyl, que costuma vir para Ovar, através do Programa Verão Azul, e é acolhida pelo casal Tiago Sousa e Tânia Pinto que o OvarNews tem seguido atenta e ansiosamente.

António não consegue ficar indiferente “ao drama que vivem os ucranianos” e reforça que “é premente apoiar este país e salvar vidas!”. Além de tudo, acrescenta, “é importante que as pessoas tenham a real noção que a ajuda humanitária chega ao seu destino e a quem mais precisa dela neste momento”.

O António conta atravessar a França durante o dia de hoje.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo