APDNT saúda inscrição do Moliceiro pela UNESCO
É com imensa alegria e um profundo sentimento de orgulho que, em nome do GP / APDNT e em nome próprio, enquanto líder parlamentar, saúdo e felicito a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) e todos os envolvidos nesta conquista notável.
A inscrição da candidatura “Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro” na Lista do Património Cultural Imaterial que necessita de Salvaguarda Urgente da UNESCO constitui um momento verdadeiramente histórico.
O reconhecimento internacional do Barco Moliceiro transcende o simbolismo; representa a universalidade de uma prática cultural profundamente enraizada na nossa identidade coletiva, expressão de uma união indissociável entre o ser humano, a natureza e a Ria de Aveiro. A arte da carpintaria naval, esse saber-fazer transmitido de geração em geração, encontra-se agora, e merecidamente, salvaguardada e projetada para o futuro.
Este feito, que une os 11 municípios da região e se afirma como o primeiro Património Cultural Imaterial da Humanidade na Região Centro, demonstra o valor da colaboração exemplar entre mestres construtores, pintores, entidades culturais e educativas, operadores turísticos e a CIRA.
Neste novo contexto de reconhecimento internacional, os municípios ribeirinhos da Ria de Aveiro assumem também um papel acrescido na valorização ativa deste património.
A aquisição de um barco moliceiro tradicional para fins de salvaguarda, interpretação patrimonial e promoção turística, com presença permanente em espaços ribeirinhos emblemáticos como o Cais da Ribeira, em Ovar poderá constituir um contributo concreto para a afirmação da identidade local e para a aproximação das comunidades e visitantes a esta herança cultural única.
Assumimos, coletivamente, uma responsabilidade acrescida.
O Plano de Salvaguarda aprovado será uma ferramenta essencial para garantir que esta herança viva e vibrante perdure no tempo.
A preservação e a valorização são, agora mais do que nunca, as nossas palavras-chave.
Parabéns a toda a Região de Aveiro por este reconhecimento universal de uma das suas maiores riquezas identitárias!
Daniela Patarena,
Líder Parlamentar do AgirPDNT
Foto: Mario Jorge Cunha.




