Política

Augusto Arala Chaves nomeado para o Conselho Superior do Ministério Público

O advogado vareiro, Augusto Arala Chaves, foi nomeado pela ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, para o Conselho Superior do Ministério Público.

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) integra duas personalidades designadas pelo Ministério da Justiça, a procuradora-geral da República, os procuradores-gerais distritais, um procurador-geral-adjunto, dois procuradores da República, quatro procuradores-adjuntos e cinco membros eleitos pela Assembleia da República.

Gomes Canotilho, jurista e professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e o advogado Augusto Arala Chaves vão substituir no CSMP Henrique Tavares Dias da Silva e António Barradas Leitão, nomeados pela ex-ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz.

António Barradas Leitão mantém-se no Conselho como membro eleito da Assembleia da República.

Na semana passada, a Assembleia da República elegeu ainda, por voto secreto, o advogado Manuel Magalhães e Silva, o ex-ministro socialista José António Pinto Ribeiro, João Madeira Lopes e João Lobo de Araújo.

O CSMP é o órgão superior de gestão e disciplina através do qual se exerce a competência disciplinar e de gestão de quadros do Ministério Público.

Entre outras funções, compete-lhe nomear, colocar, transferir, promover, exonerar, apreciar o mérito profissional e exercer a ação disciplinar sobre os magistrados do MP, com exceção do procurador-Geral da República. Funciona também como instância de recurso das deliberações do Conselho de Oficiais de Justiça, relativamente ao pessoal oficial de justiça da carreira do MP.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo