Cultura

AVANCA integra 8.º Encontro IberoAmericano de Cineclubes

No ano em que o Festival de Cinema AVANCA completa a sua 25.ª edição, as comemorações da efeméride começam já com o apoio à realização do 8.º Encontro Iberoamericano de Cineclubes.

Decorrendo neste sábado e no próximo, 17 de julho, e terminando no domingo dia 18, o tema deste ano será “Escola, comunidade e cineclubismo”, numa organização da Federação Internacional de Cineclubes. Realizado de forma “on line”, o encontro reúne projectos relevantes de dinamização cinematográfica que marcam o espaço Ibérico e da América Latina e vai apresentar vários casos de estudo, vindos de países muito diversos, mas onde as línguas portuguesa e castelhana são um factor comum.

Com este encontro, procura-se expor modelos de mediação educativa, intercâmbio de saberes e formação de públicos em instituições de ensino, difusão e preservação audiovisual.
Partilhar estratégias de uso do cinema no ensino, bem como prácticas de curadoria educativa, protocolos de análise, jogos e debates em torno dos filmes, também das curtas metragens e das animações de todos os géneros e formatos, é um dos objectivos do certame. A intenção é também impulsionar alternativas, espaços de jogo, cura e resiliência para o tempo pós pandemia. O cinema e os seus cineclubes parecem ser um parceiro privilegiado nesta dinamização e acção.

O Cine-clube de Avanca irá apresentar o seu histórico de pioneiro no encontro entre a competição internacional de filmes e os espaços de prática cinematográfica. Tanto pelos ateliers como pelo “Creative Film Workshops”, os 24 anos do festival permitiram o desenvolvimento de novos projetos cinematográficos e mesmo a rodagem de filmes durante o evento.

Nestes encontros, participam cineclubistas da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Chile, Espanha, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela. Acompanhando os encontros, haverá também espaço para o visionamento de filmes.
“Ojos Nuevos: Mostra Iberoamericana” será uma mostra que, acompanhando o Encontro, exibirá filmes voltados para os mais pequenos. Serão filmes do Equador, representativos da cinematografia indígena Quechua, e filmes de animação da Bolívia, México, Peru e Uruguai.

De Portugal, serão exibidos filmes produzidos nas oficinas de animação do Espalhafitas, Cineclube de Abrantes e os filmes produzidos pelo Cine-Clube de Avanca.
De Avanca serão exibidos os filmes “Circo”, uma animação realizada por jovens alunos da Escola EB2,3 Egas Moniz, de Avanca e o filme coproduzido com o Brasil e São Tomé e Príncipe, “A felicidade mora aqui”.
A mostra também acontecerá online e conta igualmente com a parceria da plataforma pública colombiana “Retina Latina”.

Recorde-se que o Festival de Cinema Avanca é uma organização conjunta do Cine Clube de Avanca e do Município de Estarreja, com o apoio do ICA do Ministério da Cultura, do IPDJ, Junta de Freguesia e de diversas entidades locais e nacionais.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo