CarnavalPrimeira Vista

Rei Maratonista e Rainha Peixeirinha Tesa tomam posse no Governo da folia

Suas Altezas Reais, o Rei Maratonista e a Rainha Peixeirinha Tesa serão entronizados neste domingo, a partir das 15 horas, através do habitual desfile da Chegada do Rei e das Piadas Colectivas, no centro da cidade de Ovar (entre a Avenida Sá Carneiro e a Praça da República).

A escolha do Rei e da Rainha do Carnaval representa, como habitualmente, uma homenagem a cidadãos do concelho que se destacaram pelo seu envolvimento e contributo à comunidade e ao Carnaval e, nesta edição, a homenagem recaiu em Manuel Ferreira Rilho e Liliana Lopes de Jesus Biscaia, dois vareiros com o Carnaval no sangue e que vão evocar o atletismo e as gentes do mar.

O Rei Momo é o popular Manuel Ferreira Rilho, um vareiro de gema, que vive o Carnaval intensamente desde 1964, ano que começou a participar nos Carros Alegóricos do Bairro do Outeiro e da Mota. Mais tarde, na década de 70 e após o término da tropa, teve notoriedade nas piadas.

Fotógrafo de profissão, agora aposentado, tem como hobbies, a leitura, a escrita (poesia e prosa), o voluntariado – que faz regularmente na Santa Casa da Misericórdia de Ovar e no Hospital de Ovar, destacando-se ainda o Atletismo. Aqui é mais que um hobby, é uma paixão, tendo participado em várias provas, incluindo 25 Maratonas Cidade Ovar, organizadas pelo AFIS.

Nos últimos anos continua a viver intensamente o Carnaval, tendo participado activamente nos espetáculos de abertura do Carnaval, na Noite da Farrapada, e assistindo aos eventos Carnavalescos.

Sua Alteza – a Rainha Peixeirinha Tesa, também conhecida por Liliana Lopes de Jesus Biscaia, é a conhecida peixeira do Jardim do Cáster. Natural de Ovar, sempre viveu intensamente o Carnaval e há cerca de 20 anos andou na Império Ovarense. Apesar de actualmente não desfilar por nenhum grupo ou escola, em dias de Carnaval, Liliana sai à rua com a sua alegria e folia contagiantes e vive a cidade de Ovar.

Encerramento de Trânsito
Atendendo à realização do desfile da Chegada do Rei, no âmbito do Carnaval de Ovar 2017, no próximo dia 12 de fevereiro, entre as 14h e as 18 horas, será encerrado o trânsito nos seguintes locais:

1 – Cruzamento do Alto de Saboga à Rua Dr. Manuel Arala.
2 – Rua Dr. Manuel Arala (junto à Garagem Tavares).
3 – Rua Dr. Manuel Arala (junto à ex. Fundação do Carnaval).
4 – Rua Júlio Dinis (Casinha Júlio Dinis).
5 – Rua Júlio Dinis (“Rua do João Gomes”).
6 – Rua Luís de Camões à Rua Frei Francisco de Ovar (inversão de trânsito-ocultação da sinalização existente).
7 – Rua Antero de Quental, traseiras da Capela de S. António.
8 – Rua 31 de Janeiro à Praça Mouzinho de Albuquerque.
9- Largo Mouzinho de Albuquerque, junto à Escola de Condução.
10 – Rua Dr. Manuel Arala à Rua José Estêvão (Garagem Lopes).
11 – Rua Cândido dos Reis (junto ao Áureo).
12 – Rua Alexandre Herculano (junto à Equipamo).
13 – Rua Elias Garcia (junto ao Foto Beleza).
15 – Travessa dos Pelames – 1 sentido proibido e uma barreira.
16 – Av. Dr. Francisco Sá Carneiro (lado poente da Galp entre a rotunda S. Cristóvão e a rotunda junto da BP).
17 – Proibição de estacionamento na Avenida bom Reitor entre as 12h00 e as 17h00 do dia referido.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo