CulturaPrimeira Vista

Baterista dos Táxi partilha história de superação

Rodrigo Freitas, nascido no Porto em 1958, ex-baterista e letrista dos Táxi, esteve na Biblioteca Municipal de Ovar, na passada sexta-feira, a apresentar o seu livro “Os 5 Compassos da Mudança”.

Na sua essência, trata-se de um livro de reflexão, que tem como ponto de partida a vasta experiência de vida do seu autor, que nele expõe publicamente, pela primeira vez, o seu passado, o grave problema relacionado com dependências com que se confrontou.

O livro revela a forma como o superou e, principalmente, os “5 Compassos” que, posteriormente, adoptou para o seu dia-a-dia, e que têm vindo a ser fundamentais para a manutenção de uma vida plena, leve e muito mais feliz, ao longo dos últimos 21 anos.

Os Táxi surgiram após o desmantelamento dos Pesquisa, um grupo do Porto nascido em 1977, sob o impulso dos músicos Henrique Ferreira (guitarra), Rodrigo Freitas (bateria), Rui Taborda (baixo), João Carvalho (voz) e Luís Ruvina (teclas). Decididos a cantar em inglês, justificaram a opção com o facto de serem uma banda portuguesa movida por uma intenção de fazer música universal.

O contrato discográfico com a PolyGram foi celebrado em 1981, e as canções anteriormente escritas em inglês foram então traduzidas para português.
“Táxi” foi o primeiro disco nacional pop/rock a atingir um nível de vendas superior a 35 mil unidades, um record conseguido com a ajuda de uma digressão que percorreu o país de Norte a Sul, e que valeu ao grupo o Disco de Ouro. «Chiclete», «Rosete» e «Cairo», entre tantos outros, integram a galeria de êxitos da banda.

Na sessão das 15 horas, participaram alunos da Escola Secundária Júlio Dinis e a conversa teve muito em conta os interesses e preocupações específicos destes jovens.

Pelas 19 horas, deu-se início à sessão destinada ao público em geral, durante a qual Rodrigo Freitas, mais uma vez, sem qualquer reserva, expôs o seu percurso de vida e a forma como foi superando grandes dificuldades. Nestas sessões, o autor foi acompanhado por Margarida Monteiro, Directora do SAE-Serviços de Aconselhamento de Espinho, instituição dedicada ao tratamento de dependências, com a qual colabora.

Perto do final, alguns alunos da Escola de Música Oliveira Muge surpreenderam a plateia com a interpretação do famoso tema dos Táxi,  “Chiclete”, seguido de uma versão de “We are de world”, encerrando o evento num ambiente de alegria (em coerência com o livro e a mensagem deixada pelo seu autor).

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo