ComunicadosPolítica

BE exige que Câmara distribua equipamentos de protecção individual pela população

O Bloco de Esquerda de Ovar, através do seu Grupo Municipal, vai apresentar no dia 30 de setembro de 2020 uma proposta na Assembleia Municipal de Ovar que visa a distribuição gratuita de equipamentos de protecção individual (Máscaras e Álcool Gel) à população do concelho, no âmbito da pandemia da covid-19.

O uso generalizado de máscaras na comunidade é, nesta fase de transmissão comunitária, uma necessidade e uma ferramenta que todos nós podemos usar no combate a este vírus. Esta medida complementar, embora não substitua todas as medidas de distanciamento social, etiqueta respiratória e higiene (higienização) das mãos, é uma recomendação que tem sido mundialmente aceite.

Perante este cenário, o Bloco de Esquerda entende ser premente a distribuição de conjuntos de proteção individual, contendo máscaras reutilizáveis e desinfetante (exemplo: álcool gel), de forma gratuita, pelo município. Ainda que idealmente este apoio devesse chegar a todas as famílias do município – à semelhança de iniciativas do género noutros municípios da região – consideramos que deverá ser dada prioridade às famílias e munícipes em situação de maior vulnerabilidade económica. A distribuição deste material pode e deve ser complementada com a sensibilização e o reforço das normas da DGS, é um passo no sentido certo.

Garantir que os ovarenses estão protegidos é evitar a propagação do número de infecções e é garantir a necessária justiça e igualdade no acesso aos equipamentos de proteção individual. Nesta altura, como em tantas outras, ninguém pode ficar para trás. A solidariedade, a saúde e a segurança das populações devem ser uma prioridade.

No período do pico da pandemia, no Nosso Município, foram distribuídas mais de 5.000 máscaras, tendo sido realizadas…

Publicado por Salvador Malheiro em Quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Artigos relacionados

Deixe uma resposta