ComunicadosPolítica

BE quer respostas para os despedimentos na Yazaki

 

Chegou ao conhecimento do Bloco de Esquerda que a empresa Yazaki Saltano, de Ovar, procedeu ao dia de hoje ao despedimento de mais de 300 trabalhadores. Este despedimento em massa representa um golpe brutal para centenas de famílias aumentando drasticamente a precariedade e caos social da região, deixando operários e outros funcionários da empresa numa situação de extrema vulnerabilidade.

A instabilidade laboral que estes trabalhadores enfrentam há meses culminou agora neste repudiável desfecho. O Bloco de Esquerda considera inaceitável que uma empresa com a dimensão da Yazaki Saltano não tenha encontrado uma alternativa que garantisse a manutenção dos postos de trabalho, principalmente tendo em conta os lucros astronómicos que a empresa detém a nível internacional. O Bloco de Esquerda sabe que esta empresa prolongou a incerteza e a angústia dos trabalhadores durante meses, demonstrando uma postura desumana e irresponsável.

Perante esta situação, o Bloco de Esquerda questionará Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social para compreender que respostas o Governo tem para estes operários despedidos. É fundamental que o Executivo assuma a sua responsabilidade e apresente medidas concretas para apoiar estas pessoas, garantindo proteção social e acesso imediato a novas oportunidades de emprego. São também necessárias respostas acerca da possível existência de apoios públicos a uma empresa que procede a este despedimento em massa.

Além disso, exigimos que o município de Ovar e demais municípios de onde estes trabalhadores são oriundos tomem uma posição clara e apresentem soluções para enfrentar esta crise social. O Bloco de Esquerda defende a criação de um Plano de Emergência Social nestes concelhos, que permita dar apoio imediato aos trabalhadores e às suas famílias, garantindo que ninguém fique sem meios de subsistência.

A precariedade laboral e os despedimentos em massa não podem ser normalizados nem aceites como naturais. O Bloco de Esquerda continuará a lutar para que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados e para que empresas desta dimensão sejam responsabilizadas pelos impactos sociais das suas decisões.

Distrital de Aveiro do BE

Botão Voltar ao Topo