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Bicicleta inteligente permite aumentar segurança dos ciclistas

A “bicicleta inteligente conectada” é um protótipo que representa um avanço significativo
na segurança do ciclista e deteção de obstáculos, monitorização das condições do ciclista e do ambiente e na
comunicação inteligente, permitindo a integração com infraestruturas urbanas e redes inteligentes de mobilidade.

Cláudio Asensio e Tiago Rodrigues, membros da equipa liderada pelos professores
Susana Sargento e Pedro Rito e pelo investigador Duarte Raposo, da UA/IT (Instituto de
Telecomunicações), apresentaram um demonstrador de e-bike com tecnologias
inovadoras ao nível da mobilidade elétrica e da segurança ativa, no passado dia
28 de maio, numa conferência internacional em Águeda.

O protótipo foi desenvolvido no âmbito de uma colaboração entre o Instituto de
Telecomunicações (IT) e o Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da UA. A
equipa do DEM, composta por Tiago Gândara e Adriano Figueiredo, sob orientação do
professor José Paulo Santos, foi responsável pela conceção e fabrico da estrutura do
protótipo, do controlador inteligente e da bateria modular com sistema de arrefecimento
ativo. Por sua vez, a equipa do IT focou-se na integração de múltiplos sensores e no
desenvolvimento de algoritmos avançados de segurança e deteção de colisões.

O demonstrador inclui ainda um display de bordo para monitorização em tempo real.
O protótipo, desenvolvido no âmbito da Agenda AM2R – Agenda Mobilizadora para a
Inovação Empresarial do Setor das Duas Rodas, em parceria com a empresa LightMobie,
comunica através de WiFi, ITS-G5 e 5G, utilizando uma arquitetura personalizada que
emprega lógica fuzzy, um mecanismo que permite escolher o envio de informação de
serviços dos sensores de acordo com a sua prioridade e relevância num determinado
instante para otimizar a gestão dos dados.

Entre as inovações destacam-se também o sensor LiDAR 2D para deteção de veículos
atrás da bicicleta, uma câmara com amplo campo de visão para identificar peões e
veículos, e sensores biométricos (como monitor de frequência cardíaca, GPS,
acelerómetro, giroscópio e sensor de luz, permitindo gerir o esforço do ciclista e da
bateria, de acordo com os seus dados vitais).

Além disso, o sistema inclui uma célula de carga para monitorizar o peso transportado e
integra comunicação via CAN Bus, um sistema que permite que várias unidades de
controlo possam interagir e trocar informações e decisões de um modo mais eficiente.

O protótipo também é capaz de enviar mensagens de alerta a utilizadores vulneráveis de
estrada, promovendo uma maior proteção do ciclista, e possui gestão térmica adaptativa
da bateria, aumentando a sua durabilidade e segurança.

Está prevista a entrada em produção destes protótipos no final de 2025.
O setor das duas rodas participou nesta conferência internacional promovida pela
BIKiNNOV – Centro de Inovação de Valor para a Bicicleta, em parceria com a ABIMOTA e
a CONEBI, cujo tema foi: “Setor das Duas Rodas na Europa: Presente e Futuro”.
O evento contou com a presença de Fernando Alfaiate, presidente da Estrutura de Missão
Recuperar Portugal; Jorge Brandão, vice-presidente da Comissão de Coordenação e
Desenvolvimento Regional do Centro; e Manuel Marsílio, da Associação Europeia da
Indústria das Bicicletas.

A UA é uma das entidades copromotoras da Agenda AM2R, com um investimento elegível
de mais de quatro milhões de euros e participação em cinco grupos de trabalho em diversas
áreas científicas.

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