LocalSlider

Brigada do Mar e TransforMar retiram 12 toneladas de lixo dos areais

Quatro dias, oito voluntários, trinta quilómetros de costa e doze toneladas de resíduos retirados do areal. Este é o resultado da última ação de limpeza da Brigada do Mar, com o apoio do programa TransforMar, que decorreu entre os dias 2 e 5 de outubro, do areal das Dunas de São Jacinto ao Furadouro.

Ao abrigo da parceria com o projecto Transformar, os resíduos em plástico serão convertidos num valor doado a instituições de solidariedade social da região.

A ação contou ainda com o apoio do porto de Aveiro, câmaras municipais de Aveiro e da Murtosa, ICNF, Yamaha Portugal e Estúdio de Comunicação.

A Brigada do Mar é uma associação de voluntários que desde 2009 desenvolve acções de protecção da biodiversidade e de intervenção ambiental, com especial foco na descontaminação e limpeza de praias da orla marítima portuguesa fora das áreas concessionadas. Sob o lema “indignação com acção”, a associação já limpou em Portugal mais de 600 km lineares de costa, retirou mais de 550 toneladas de lixo do areal e com ela colaboraram mais de mais de 6000 voluntários, em mais de 200 dias efectivos de iniciativas de limpeza e sensibilização.

Desde 2014 que as acções promovidas pela Brigada do Mar têm o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

O Programa TransforMar

Este projeto surge de uma iniciativa pioneira do Lidl Portugal e da Electrão e conta com as parcerias da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Quercus, Associação Zero, Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Brigada do Mar. Tem, pelo segundo ano consecutivo, o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, que destaca o TransforMAR como um projeto alinhado com os objetivos e prioridades do Ministério em matéria do uso sustentável do plástico e com os compromissos assumidos a nível nacional neste contexto (New Plastic Economy Global Commitment, Circular Plastics Alliance, Pacto Português para os Plásticos, European Plastic Pact).

Artigos relacionados

Deixe uma resposta