Cultura

Murtosa recupera antigo ” teatro clube”

A Câmara da Murtosa anunciou o início da reabilitação do teatro clube, edifício dos anos 20, localizado no centro da Vila, que foi sede do Centro Recreativo Murtoense e passou para a propriedade do Município.

A obra foi adjudicada a uma empresa da especialidade por cerca de meio milhão de euros e visa dotar o edifício de melhores condições de funcionamento, “recuperando as características essenciais do imóvel, através da eliminação ou correção de um conjunto de alterações que lhe foram sendo introduzidas ao longo dos anos”.

O histórico imóvel foi mandado construir pela direção do Centro Recreativo Murtoense para sua sede e teatro clube, em 1929, sob projeto de J. Villar, tendo o espaço sido inaugurado no dia 27 de setembro de 1931.

De acordo com a Câmara, no âmbito da intervenção será feita a recuperação da tela que encima o palco da sala de espetáculos, sobre a temática da “Arte Xávega”, pintada, em 1950, pelo artista plástico Dimas Macedo, sendo um dos seus primeiros testemunhos artísticos públicos.

“Esta empreitada dá continuidade à política de reabilitação urbana implementada no concelho, da qual a autarquia tem sido agente ativo de dinamização”, refere a Câmara em nota de imprensa, em que enumera a requalificação e adaptação a novos usos de um conjunto de edifícios públicos como o Arquivo Municipal (Casa Tavares Gravato), a COMUR-Museu Municipal (antigas instalações da Fábrica de Conservas da Murtosa), Casa das Gerações – Biblioteca Municipal (antigos Paços do Concelho), Oficina de Artes (antiga Escola Primária Pardelhas-Monte) e agora o edifício do Centro Recreativo Murtoense.

A autarquia, na qualidade de entidade proprietária e gestora do espaço, tem a intenção de manter o edifício na esfera do serviço público, “através da sua alocação ao desenvolvimento das políticas culturais e formativas da autarquia, possibilitando, ao mesmo tempo, que a coletividade aí instalada continue a desenvolver a sua atividade”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo