CulturaPrimeira Vista

Cancelada Procissão da Transladação de Nossa Senhora

A ameaça de mau tempo obrigou a cancelar a procissão desta noite da Transladação da Imagem de Nossa Senhora das Dores da Capela do Passo do Calvário para a Capela de Santo António de onde parte, no domingo, para a Procissão dos Passos.

Poucos conhecem os segredos e a riqueza desta imagem mas a realidade é que é uma verdadeira relíquia do património ovarense.

Esta imagem está guardada num altar a si dedicado na Capela do Calvário bem no centro da cidade de Ovar, e é usada em duas procissões quaresmais.

É uma imagem de corpo articulado, pois adquire nas duas procissões em que se apresenta diferentes formas e posições, sendo numa chamada de Nossa Senhora das Dores e noutra de Nossa Senhora da Soledade.

Durante o ano está com um vestido e com um manto diferente dos que leva nas procissões quaresmais, uma vez que os que leva nas ditas procissões são de uma riqueza e de uma importância extrema.

Ou seja, leva um manto de veludo bordado a ouro, um vestido de cetim também bordado a ouro e com fio de seda roxa, um par de manguitos, um peitilho, um cinto, um par de sapatos, uma almofada e uma cabeleira de cabelo humano, constituindo um conjunto de elementos isolados que revestem a imagem aquando das procissões quaresmais.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo