CulturaPrimeira Vista

Capela da Família Nunes da Silva em acentuada degradação

A Capela da Família Nunes da Silva encontra-se, actualmente, em estado avançado de abandono e degradação.

Os moradores das redondezas apontam as portas e janelas que se encontram arrombadas “sem que ninguém se preocupe com isso”.

Desconhece-se o estado do seu interior, onde, para além dos estuques, havia a assinalar o retábulo de talha dourada, com elementos rococó mas cuja estrutura recorda os exemplares protobarrocos.

Imóvel de interesse municipal de 2005, pelo Edital n.º 9/2005, publicado em 3 de fevereiro de 2005, a capela pertence a um conjunto de arquitectura civil, que pertenceu originalmente ao conselheiro Luís Ferreira Brandão, que a mandou construir no último quartel do século XIX.

Embora não se conheça ao certo o ano da sua edificação, é provável que tenha ocorrido antes da elevação da capela que lhe é contígua e que data de 1891.

Herdada pelo filho do primeiro proprietário, foi por este alugada a João Baptista Nunes da Silva, que manteve o arrendamento até 1957, ano em que adquiriu a casa, a capela e os edifícios anexos, com o seu filho, então presidente da Câmara Municipal de Ovar.

O conjunto manteve-se na posse desta família, cujo apelido ficou ligado ao imóvel, mesmo depois de 1995, quando foi adquirido por uma empresa imobiliária.

Localizada na Rua Alexandre Sá Pinto, a Capela da Família Nunes da Silva forma uma tríade religiosa com a Capela da Santa Casa da Misericórdia de Ovar e a Capela de Santo António, e esteve sempre ao serviço da comunidade chegando a dispor de capelão próprio.

Erguendo-se à direita do edifício habitacional, possui uma linguagem revivalista que recupera motivos do manuelino.

O amplo portal é enquadrado pelas colunas adossadas com fuste canelado no primeiro registo, e poligonal no segundo, onde se abre o janelão de arco geminado, ladeado por nichos com baldaquino e encimado por óculo quadrilobado, rematado, nesta zona central, por empena triangular.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo