CulturaEspecial PÁSCOAPrimeira Vista

Capelas dos Passos definiram a estrutura urbana ao longo dos anos

O domingo de Passos em Ovar é uma oportunidade centenária de vivenciar a fé, mas também a cidade. A Procissão deste domingo ajuda a que lancemos um olhar sobre o passado da urbe vareira.

É que as Capelas dos Passos definem, em pleno século XXI, um percurso que é cenário de vivências colectivas e a sua contextualização na malha urbana de Ovar, revela uma cidade com passado, presente e futuro, que conjuga o património material e imaterial, móvel e imóvel em torno destes monumentos.

Sofia Nunes Vechina, investigadora e inventariante do património religioso do concelho de Ovar, vai mais longe.

“À falta de documentação e cruzando a produção de conhecimento publicada, entre meados do século XIX e inícios do século XX, parece-nos possível que a Irmandade dos Passos de Nosso Senhor Jesus Cristo tenha sido oficialmente fundada por volta de 1572, embora a manifestação devocional à Paixão de Cristo, em Ovar, fosse anterior à sua instituição legal”. Ler mais Aqui. 

As sete capelas, estrategicamente posicionadas na malha urbana de Ovar, marcam indelevelmente um percurso material e imaterial pelas principais artérias da vila, hoje cidade.

No Centro de Arte de Ovar está, este ano, patente uma exposição que pretende revelar à comunidade a importância da Irmandade dos Passos de Nosso Senhor Jesus Cristo na identidade da cidade de Ovar.

Para ver até 7 de abril.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo