CulturaPrimeira Vista

Letras à solta no Jardim do Cáster

A 3ª edição do Festival Literário de Ovar chega esta quinta-feira, ao Jardim do Cáster para ficar até 17 deste mês. O evento, organizado pela Câmara Municipal de Ovar, reúne  mais de 40 autores, em debates, apresentações de livros, performances de poesia, sessões de autógrafos, oficinas de ilustração, entre muitas outras actividades.

Luís Filipe Borges, Paulo Moura, Ricardo Gil Soeiro, Amadeu Baptista, Maria João Lopes, Pedro Eiras, Carlos Vale Ferraz, Patrícia Portela, Raquel Serejo Martins, João Felgar, Cristina Carvalho, Fernando Dacosta, Pedro Guilherme-Moreira, Maria João Cantinho, entre tantos outros, participam no programa do Festival.

De acordo com o seu organizador, Carlos Nuno Granja, “a terceira edição do Festival Literário de Ovar configura a consolidação de um evento que aproxima os escritores dos leitores e que faz do Jardim do Cáster o epicentro literário, durante uns dias, do nosso concelho, da nossa região, mas também do nosso país.”

Esta é uma festa de livros que decorre ao ar livre e em pleno verão, que cabe a todos e que é para todos, que se afirma na sua simplicidade. A ideia é desenvolver o espírito de partilha entre os que amam os livros e a literatura e pretende também ir buscar novos leitores, incentivar à leitura e promover a literacia.

Partindo de citações de consagrados autores nacionais, um total de 12 mesas propõe-se debater temas como: “Toda a polémica é uma encenação” – José Cardoso Pires; “Há uma altura em que, depois de se saber tudo, tem de se desaprender” – Alexandre O’Neill; “Escrever é isto: comover para desconvocar a angústia e aligeirar o medo…” – Agustina Bessa-Luís e “…a maravilha que deve ser escrever um livro: a invenção da memória; a memória dentro da invenção…” – David Mourão-Ferreira.

Realce ainda para diversos espaços de conversa entre escritores e leitores; workshops de ilustração com Ana Biscaia e Yara Kono; sessões de contos para crianças com Luciana Barduco, Carlos Baldaia, José Viale Moutinho, Bárbara Andrez e Clara Carrapatoso e O Baile do Bé-á-bá, com José Fanha e Daniel Completo.

Espectáculos de Performance de Poesia do projecto Atrito, o Recital de Poesia por Nuno Moura e os Contos eróticos e outros sussurros poéticos com Cláudia Fonseca, fazem parte do programa.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo