CulturaPrimeira Vista

Casa da rua Daniel das Pupilas finalista de prémio de arquitectura

 

A habitação unifamiliar da rua Daniel das Pupilas, em Ovar, da arquitecta Paula Santos, foi uma das 76 finalistas, entre 350 candidatos, da sexta edição dos Prémios de Arquitectura Ascensores Enor.

O concurso, promovido desde 2005, premeia arquitectos de qualquer nacionalidade com projectos desenvolvidos em Portugal ou Espanha. As obras em jogo, que deverão ter sido construídas entre 2010 e 2013, concorrem ao Grande Prémio Enor e ao Prémio Enor de Arquitectura Jovem. O primeiro, dotado de 8.000 euros, será atribuido à melhor obra de arquitectura ibérica, sendo que o segundo, de 4.000 euros, pretende reconhecer os jovens autores com menos de 40 anos.

A casa ovarense falhou, no entanto, um lugar entre os 20 finalistas, que foram conhecidos recentemente: Em Portugal, o Museu de Arte, em Vila Nova de Foz Côa, o Lagar Oliveira da Serra, no Alentejo, a remodelação do edifício sede do Banco de Portugal, em Lisboa, a recuperação do núcleo rural, em Vidago, a Casa da rua do Arco, na Maia, a Casa da Escrita, em Coimbra e o Data Center Portugal Telecom, na Covilhã. As sete obras da autoria dos arquitectos Camilo Rebelo, Bak Gordon, Falcão de Campos, Nuno Graça Moura, João Álvaro Rocha, João Mendes Ribeiro e João Luís Carrilho da Graça foram as escolhidas entre as 76 seleccionadas numa primeira fase.

Estes projectos foram alguns dos escolhidos pelos seis jurados, entre eles o arquitecto Eduardo Souto de Moura e o vencedor do Grande Prémio Enor em 2011, Juan Domingo Santos.

Os escolhidos também terão direito a um livro, editado pelo Grupo Ascensores Enor em português e castelhano, a partir do material entregue pelos participantes, desde fotografias a desenhos e memórias.

A apresentação do livro está agendada para a cerimónia oficial de entrega dos prémios, que vai decorrer em Novembro na sede do grupo, onde também serão expostos os projectos finalistas. (Ler mais in DA)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo