Cultura

“Cavalos, cavalgaduras e outras figuras”

 

Até ao dia 28 deste mês, pode ser vista, no Museu de Ovar, a exposição “Cavalos, cavalgaduras e outras figuras”, do artista plástico, Élio Oliveira.

A mostra baseia-se numa técnica de artes plásticas que, permite imitar paredes velhas, sobre as quais se vislumbram corpos ou simples linhas de figuras, predominantemente cavalos, técnica que despertou particular curiosidade dos visitantes.

O autor da obra, aquando da inauguração da sua exposição (9 de janeiro), partilhou este seu gosto e concepção de criar e pintar sobre paredes velhas, que neste caso, são criadas por técnicas de sobreposição de materiais que lhe permitiram obter de forma minimamente controlada os resultados pretendidos em cada quadro ali exposto. Técnicas de que deixou pistas das suas experiências aos interessados presentes em conhecer tais efeitos na tela.

A passagem de Élio Oliveira pelo Museu de Ovar permite conhecer a sua pintura, como uma das vertentes deste artista multifacetado, que em 2011 lançou em Estocolmo, com marca registada em nome próprio, uma coleção, de mesa composta por diferentes materiais, produzida em Portugal, Índia, China e Turquia. Desenha ainda várias coleções para diferentes ceramistas estrangeiros e portugueses. Desenvolve a conceção e criação de espetáculos, como óperas e escreveu libreto para ópera “Briter de Almeida” com edição de partitura e textos traduzidos para 12 línguas em 2011.

Élio Oliveira nasceu em 1959 na Venezuela e veio em 1962 para Portugal. Em 1998 fez a sua primeira exposição e percorreu grande parte do país ao longo destes anos, mostrando também em Ovar a sua obra de pintura, que em exposições coletivas, já esteve representado na: Austrália, Itália, Eslovénia, Canadá, Alemanha, Holanda, USA, Suécia e Espanha.

JL

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo