CulturaPrimeira Vista

Museu expõe fotografia no feminino

Ao desafio que o Museu de Ovar lançou às mulheres que vivem ou trabalham no concelho de Ovar e que gostam de fotografar, para a participação numa exposição colectiva “fotografia no feminino”, corresponderam surpreendentemente mais de duas dezenas de participantes.

Os trabalhos apresentados foram seleccionados por um júri que incluiu nomes como o do fotógrafo Jorge Bacelar, resultando na mostra que foi inaugurada no passado dia 24 e que pode ser vista até 15 de outubro.
Na sessão de abertura, as autoras presentes puderam conhecer-se e partilhar curiosidades sobre a arte que as juntou independentemente da idade ou dos meios técnicos ao dispor para captarem imagens no país ou fora dele, paisagens de natureza, rurais ou urbanas, entre vários outros pormenores apresentados no formato 30×40, com ou sem título.

Como justificaria o director do Museu de Ovar, Manuel Cleto, a iniciativa integra-se na agenda de actividades e exposições desenvolvidas, mas também na particular atenção dada à temática da fotografia que “é para continuar”. Uma garantia que será confirmada por outra grande exposição que acontecerá brevemente no museu vareiro, com fotografias de alguns dos reconhecidos fotógrafos a nível internacional.

Para a vereadora da educação da Câmara Municipal de Ovar, Ana Cunha, esta exposição de “fotografia no feminino” é uma “bela oportunidade dada às mulheres com olho para outros olhares”.
Em nome das autoras das fotografias expostas, a quem foram entregues certificados de participação, Ana Paula Reis agradeceu este reconhecimento que resultou na exposição colectiva com trabalhos de Irina Coutinho, Ana Sofia, Rosa Maria Oliveira, Idalinda Oliveira, Maria Santos, Rosa Alice Oliveira, Rita Granja, Maria de São Luís, Maria Coutinho, Alba Luna, Dora Marquinhos, Joana Baptista, Tânia Bebimba, Maria do Carmo Diogo, Dalila Lisboa, Ilda Elvas, Carla Varanda, Wanvela Oliveira, Ana Catarina, Vera Valente, Ana Costa, Ana Paula Reis e Barbara Andrez.

José Lopes

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo