
Os resultados do escrutínio das Eleições Autárquicas de 2025 no concelho de Ovar foram apurados a 12 de outubro.
A Coligação Democrática Unitária (CDU) estabeleceu como desígnio o aumento da sua votação, a conquista de mais mandatos na Assembleia Municipal, e a sua representação em diversos órgãos autárquicos do concelho de Ovar. Os objetivos propostos não foram concretizados, tendo-se registado, inclusive, a perda do único mandato detido na Assembleia Municipal.
No entanto, em cumprimento do seu dever democrático, a CDU endereça uma saudação institucional aos vencedores do ato eleitoral, bem como às restantes candidaturas adversárias.
Impõe-se, de igual modo, expressar um profundo e sentido reconhecimento a todos os eleitores que depositaram o seu voto na CDU e que manifestaram a sua confiança neste projeto. Este agradecimento é extensível aos candidatos das diversas listas da CDU (Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia) e a todos aqueles que, com inegável empenho e elevado sentido de missão, se dedicaram a esta candidatura e à sua afirmação como o melhor projeto para o concelho de Ovar.
Interrompida a sua representação institucional, e não obstante a ausência de responsabilidade executiva na Câmara Municipal de Ovar, na condição de oposição, a intervenção da CDU, ao longo de vários mandatos, na Assembleia Municipal e nas Juntas de Freguesia de Ovar e São João de Ovar/União de Freguesias, sempre coordenada com a luta das populações, pautou-se pela denúncia, mas também contribuiu à dimensão da sua responsabilidade para a transformação de diversas realidades. Esta afirmação é comprovada pelas várias conquistas alcançadas, algumas das quais foram:
– A requalificação da Praia da Azurreira (Ovar);
– A requalificação do Lamarão (Ovar);
– A requalificação do Bairro do SAAL (Cortegaça);
– O recuo do Governo do PS em 2017, na integração do Hospital de Ovar na Unidade Local de Saúde de Entre o Douro e Vouga, a integração dos seus trabalhadores em situação precária no quadro do hospital e a construção dos blocos operatórios neste equipamento hospitalar (Ovar);
– A requalificação da Estrada Nacional 327, no troço da vila de São João de Ovar (São João de Ovar);
– A requalificação da envolvente do Conjunto Habitacional Mãe d’Água (Ponte Nova – São João de Ovar);
– A implementação da via pedonal de ligação ao Bairro de São José, na Rua Tenente-Coronel Camossa (Ovar).
Apesar da atual realidade política no concelho de Ovar, a CDU apresenta a sua determinação em prosseguir, com empenho, a sua intervenção em defesa dos interesses e das aspirações da população do concelho de Ovar.
Como sempre, a CDU lutará por um concelho mais justo, solidário e com futuro, contando para tal com a dedicação e o empenho de todos os seus ativistas e militantes.
A CDU – PCP/PEV estará, como sempre, ao lado da população.
A Comissão Coordenadora de Ovar da CDU