Local

Chuva, vento forte e mar agitado

aviso amarelo por risco significativo de precipitação está ativo para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu.

Além disso, o mar mostra-se muito agitado, tendo desencadeado aviso amarelo por causa das ondas de oeste, que poderão atingir até 4,5 metros de altura significativa em dois terços da faixa costeira ocidental, desde o distrito de Viana do Castelo até Lisboa.

Tudo se deve a um rio atmosférico, provocado por uma sequência de depressões atlânticas muito cavadas a oeste das Ilhas Britânicas e a um anticiclone posicionado a sudoeste da Península Ibérica, que estão a fazer com que a massa de ar ameno, carregado de humidade (o dito rio atmosférico), descarregue chuva abundante nas zonas mais expostas ao fluxo de oeste/sudoeste.

A partir de sexta-feira (10) o estado do tempo começará a estabilizar no nosso país devido ao aparecimento de um robusto anticiclone em crista sobre a Península Ibérica, apesar da persistência de alguns aguaceiros no Norte do país.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo