Embora o inverno só comece oficialmente a 21 de dezembro, a semana termina como se a nova estação já tivesse chegado. A culpa é da depressão Emília, que atinge o continente e a Madeira esta sexta-feira, 12 de dezembro.
O mau tempo estende-se também ao mar. Há aviso laranja em vários distritos por causa da agitação marítima, com ondas de noroeste que podem atingir entre 5 e 6 metros, e chegar, pontualmente, aos 11 metros de altura. O alerta abrange Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga. Está ativo entre as 18 horas desta sexta-feira e as 9 horas de sábado.
As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para rajadas de vento, chuva intensa e queda de neve. Os distritos de Castelo Branco e Guarda estão sob aviso laranja devido à previsão de neve acima dos 1400 a 1600 metros de altitude. O alerta está em vigor até à meia-noite de sábado, 13 de dezembro, e refere-se à possibilidade de acumulação superior a 25 centímetros nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
Apesar da tempestade Emília ser responsável pelo mau tempo em terra, o IPMA esclarece que a forte agitação marítima nos dois dias não está diretamente relacionada com esta depressão, mas sim com outros sistemas que circulam no Atlântico Norte.




