CulturaPrimeira Vista

Cidade saiu à rua para ver as Marionetas

 

O segundo dia do FIMO – Festival Internacional de Marionetas de Ovar correspondeu a todas as expectativas. Com o tempo a ajudar, a população saíu à rua como há muito não se via e deambulou pelos palcos instalados em locais nobres do centro histórico vareiro. No final de cada espectáculo, nunca regateou aplausos. Vejamos quem actuou:

• S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos (Alcobaça)

S.A. Marionetas – Teatro & Bonecos, tem como objectivos promover e divulgar o Teatro de Marionetas. Nessa perspectiva, o seu trabalho pode-se dividir em duas vertentes principais: A investigação e a procura de novas soluções estéticas para o Teatro de Marionetas por um lado, e por outro, a preservação da tradição popular portuguesa através da pesquisa e continuidade na realização do Teatro D. Roberto. Em ambos os casos, privilegia-se a itinerância dos espectáculos como melhor forma de divulgar a arte da marioneta.
Tem participado em diversos Festivais de Teatro de Marionetas em Portugal, tendo também representado o país em Itália, Alemanha, França, Espanha, Inglaterra, Pais de Gales, Escócia, China, Eslováquia, Macau e Cazaquistão.

Espectáculo: O Barbeiro/ A Tourada

A S.A. Marionetas tem o privilégio do contacto directo com o Mestre António Dias, um dos últimos fantocheiros populares portugueses, e recriou, a partir do seu testemunho, duas peças – “O Barbeiro” e “A Tourada”.
https://www.youtube.com/watch?v=S2lF8EX5lXc

• Fantoches Baj (Coruña, Espanha)

Fantoches Baj é uma companhia criada inicialmente em Portugal por Inacio Vilariño, em 2006. Desde então que o seu campo de interesse se tem centrado no teatro de marionetas entendido de uma forma ampla. Desde a proposta mais tradicional dos bonecos de luva do primeiro espectáculo, Tío Miseria (2007), até uma progressiva abertura a outras formas mais contemporâneas do teatro de objectos como no seu espectáculo, “O Asombro” (2010) ou a utilização do ‘kamishibai’ japonés no espectáculo “As Pombas de Carboeiro”.

Espetáculo: Velocíclopes

“Velocíclopes” é constituído por cabeçudos motorizados de aspeto ambíguo (podem ser interpretados como sapatos gigantes, cíclopes, automóveis…). As múltiplas possibilidades que oferece a motorização dos cabeçudos, manipulados por personagens ‘clownescos’, faz com que nos deparemos com um espetáculo surpreendente, ágil e de grande interação com o público.

• Ymedioteatro (Jaén, España)

Companhia profissional de teatro de Torreperogil, Jaén, España, Sie7e é nome do microteatro ambulante da Ymediateatro, cuja aventura começou em 2006. “Acima de tudo, estamos cá para contar histórias”, avisam. Sempre gostaram de ouvir as histórias dos outros e, a dado momento, decidiram começar a contar as suas próprias histórias, à sua maneira, sobre as coisas que gostam, mas também sobre as coisas de que não gostam, “porque também são muito interessantes”. Sempre à procura: dentro da linguagem, das imagens, da forma, do formato, do conteúdo… tomando sempre o máximo cuidado com cada palavra, cada detalhe, cada milímetro desta longa estrada que percorrem.

Espetáculo: Sie7e

É um teatro sobre rodas, ambulante, itinerante que vai andar pelas ruas de Ovar. O seu interior, de pouco mais de SIE7E metros quadrados, cabem três atores e quinze espectadores, durante no más de dez minutos. E muita arte e curiosidade. Um teatro especial.

 

• Tanxarina (Pontevedra, Espanha)

A companhia Tanxarina Titeres foi fundada em 1983, por vários ex-alunos de Harry Tozer, professor de construção e manipulação de marionetas de fios do Institut del Teatre de Barcelona, e também outros profissionais galegos do teatro infantil e juvenil. Desde então, converteu-se numa das escolas mais reconhecidas e prestigiadas de teatro de Marionetas tanto dentro como fora da Galiza.
Dedica-se à produção e distribuição de espectáculos dirigidos a todo tipo de públicos: infantil, juvenil e familiar; onde se combinam diversas técnicas de animação de bonecos com performance dos próprios manipuladores.
Tanxarina já passou pela Grécia, Áustria, Bélgica, França, Itália, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Venezuela, Cuba, Colômbia, Argentina, Brasil, Guatemala, México, etc
Espetáculo: Trogloditas

Dois lançadores de menires, um levantador de pedras ou um faquir que atravessa o seu corpo com um tronco, farão a delícia do público, divertindo grandes e pequenos. Vamos conhecer, através do humor, o modo de vida dos homens e mulheres das cavernas.

• Partículas Elementares (Ovar, Portugal)

Desde 2003, que a Companhia Partículas Elementares, espectáculo após espectáculo, vem conquistando o público por todo o país, no cenário do teatro infantil e de marionetas.
Vem criando cumplicidades diretas e precisas com as crianças e adultos, concretizadas através de histórias simples, delicadas e com a devida dose de poesia, que nos envolvem desde o primeiro instante. Assim se prova que para contar uma boa história, basta deixar correr a fantasia!

Espetáculo: João e o Pé de Feijão

O conhecido conto dos Irmãos Grimm é, neste espectáculo, combinado com a conhecida e cativante ambiência, característica da Companhia. Conta as mirabolantes aventuras do João, um boneco com alma de menino, que sente a necessidade de se ajustar às lutas para conseguir a sua maturidade.

• BGama (Ovar, Portugal)

A Companhia BGama nasceu em 2006, depois de Bruno Gama ter participado num Workshop proporcionado pelo FIMO. Desde então, esta vareiro tem levado as suas performances a vários pontos do país.
Ele é uma espécie de homem dos sete instrumentos, porque a Companhia BGama é a companhia de um homem só.

Espetáculo: Circo Musical

Um ator manipulador/apresentador de circo apresenta diferentes números de espetáculo no circo com música, conta diferentes histórias nas diferentes técnicas com bonecos e objectos. A música está sempre presente para dar ritmo e alegria aos atores por instantes. (Foto de Ana Luísa)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo