CIRA: Ministro Pinto Luz debate sobre transporte rodoviário
A CIRA defende “Transporte Ferroviário no Corredor Atlântico”

A ligação Ferroviária Aveiro, Viseu, Guarda, Salamanca, com o prolongamento até Madrid e França, numa perspetiva de integração no Corredor Atlântico Europeu, é uma das reiteradas reivindicações aos sucessivos Governos de Portugal assumida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.
A CIRA defende ser uma infraestrutura muito relevante para melhorar a competitividade das exportações para a Europa a partir das Regiões Norte e Centro de Portugal, responsáveis por 70% dessas exportações.
É fundamental garantir de forma competitiva, a ligação ferroviária do Porto de Aveiro, das suas duas plataformas multimodais, defendendo a construção de um troço novo entre Aveiro e Viseu, e com a utilização da bitola europeia.
Na sequência de uma “Declaração Regional Conjunta” aprovada e assinada no encontro anterior na Guarda, ficou agendada para 16 do corrente uma nova reunião em Aveiro, renovando a interação com o Ministro das Infraestruturas e Habitação.
A sessão terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Praça da República em Aveiro, com as intervenções sobre as conclusões da reunião de trabalho, presidida pelo Ministro Miguel Pinto Luz.
A CIRA estará representada pelo Presidente do Conselho Intermunicipal, Jorge Almeida, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves.