publicidade
Política

Marcelo rejeita impedir separação de freguesias

“Não entendo a razão desta informação”, afirmou Marcelo, em resposta à notícia de que estaria a preparar um veto.

O chefe de Estado reforçou que a aplicação da lei em vigor não será questionada por ele e acrescentou que enquanto o processo legislativo decorre na Assembleia, não faz comentários antes de os decretos chegarem a Belém.

A comissão parlamentar do Poder Local considerou que 124 uniões de freguesia cumprem os critérios legais para se separarem, ao abrigo do mecanismo especial que prevê a desagregação de freguesias agregadas em 2012/2013, pela chamada “Lei Relvas”.

Se os diplomas de desagregação efetiva forem aprovados em 17 de janeiro pelo parlamento, como previsto, estarão a cumprir o Regime Jurídico de Criação, Modificação e Extinção de Freguesias, que prevê que as novas autarquias devem estar aprovadas até seis meses das eleições, previstas para setembro ou outubro próximos.

Publicidade

Artigos Relacionados

GUIA DO CARNAVAL DE OVAR 2026
[dflip id="99858"][/dflip]
Botão Voltar ao Topo