Publicidade
CulturaPrimeira Vista

Colecção de Geny Seixas disponível no Museu Nacional de Azulejo

A coleção de joalharia inspirada no azulejo, uma proposta da GS Joalharia de Autor, de Ovar, já pode ser encontrada na loja do Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa.

Geny Seixas é a artesã por trás da marca GS Joalharia de Autor que se caracteriza pela criação de jóias contemporâneas desenhadas e criadas no atelier e oficina, muito fácil de encontrar, junto à Câmara Municipal de Ovar.

publicidade

A vareira tem muitas fontes de inspiração e o azulejo de Ovar foi a principal para a colecção que pode ser agora admirada e adquirida no Museu Nacional do Azulejo.

Geny Seixas, cujos trabalhos em filigrana já se encontram na Joalharia do Carmo, em Lisboa, passa a ser um dos nomes reconhecidos pelo Museu Nacional do Azulejo numa altura em que este foi galardoado nos prémios mundiais dos Remarkable Venue Awards, promovidos pela Tiqets, plataforma online global de reserva e compra de bilhetes.

Depois de ter sido o vencedor nacional, em que competia com a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Serralves e o Museu Tesouro Real, o Museu Nacional do Azulejo venceu a competição mundial, em representação de Portugal. Os outros nomeados para esta categoria eram:

  • Musée Marmottan Monet, França
  • Straat Museum, Países Baixos
  • Palazzo Strozzi, Itália
  • Ideal Centre d’Arts Digitais, Espanha
  • Louvre Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
  • The Postal Museum, Reino Unido
  • The Museum of Modern Art (MoMA), EUA

Segundo o diretor do Museu Nacional do Azulejo, Alexandre Pais, “este reconhecimento do público, ao atribuir-nos o prémio “Best Museum”, não podia chegar em melhor momento. Ele é, acima de tudo, um estímulo para fazermos melhor e muito há ainda para fazer”.

A este propósito, a criadora vareira reconhece a responsabilidade e a montra que a sua obra passa a dispor na capital e cita a irmã Luísa Seixas: “De Ovar para Lisboa e de Lisboa para o Mundo”.

 

 

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo