LocalPrimeira Vista

Comandante Carlos Borges em dia de homenagens

“Não sou digno destas homenagens todas”. Foram as palavras de Carlos Borges, comandante cessante dos Bombeiros Voluntários de Ovar, depois de um dia cheio em que foi homenageado na sessão solene do Dia do Município, na Edilidade e, um pouco depois, na União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira.

“Estou no fim da minha carreira no bombeiros, mas continuarei a dar o meu melhor nesta comunidade, pois foi Ovar que abracei e foi em Ovar que aprendi tudo o que sei e que quero transmitir aos mais novos para que esta terra continue a ter paz e segurança”, começou por dizer.

Numa breve retrospectiva, Carlos Borges recordou que “a estabilidade de que gozamos agora não foi fácil de alcançar, pois estivemos muitos anos sem um Plano Municipal de Segurança aprovado”. Uma situação que se encontra hoje ultrapassada, “graças ao trabalho das autarquias, das juntas de freguesias e de toda a gente envolvida”.

Ovar é um município seguro, mas nem todos se podem gabar do mesmo. “Outros municípios lutam com dificuldades na área da Protecção Civil, enquanto nós temos um plano e sabemos quem coordena e quem são os responsáveis da Protecção Civil concelhia que nos descansam”, aludiu o comandante.

No seu jeito de ser, Carlos Borges dividiu os reconhecimentos, pois “não quero estas homenagens todas só para mim, quero reparti-las com o meu corpo de bombeiros, a minha direcção, e com toda esta comunidade vareira que tanto gostei de servir”.

Por fim, mas não menos importante, não esqueceu que tudo o que alcançou só foi possível “com a ajuda da minha família, dos meus filhos e netos e ainda porque tive uma Câmara Municipal, uma Junta de Freguesia e amigos de todos os partidos, que sempre me ajudaram”.

Um comandante sem bombeiros não é nada, garantindo que “sempre que fomos por este distrito e país fora enaltecemos o nome de Ovar”.

Carlos Borges dedicou grande parte da sua aos Bombeiros Voluntários de Ovar e à sua comunidade, manifastando grande disponibilidade, responsabilidade e espírito de missão, ao longo dos 48 anos de serviço.

Sempre ansioso por saber mais, tornou-se num comandante altamente qualificado, na linha da frente no combate aos incêndios, a nível concelhio, distrital, nacional e mesmo extravasando as nossas fronteiras.

Com a sua dedicação, colaborou na elaboração de vários planos de emergência e evacuação no concelho e disse sempre presente nas mais diversas situações, pondo-se sempre à disposição de quem o procurou.

Muito justamente, foram-lhe atribuídas várias condecorações, tais como a medalha de mérito municipal Prata do Município de Ovar, o Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses, viu em maio o seu nome ser atribuído à parada do quartel vareiro e neste dia 25, o Município atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Municipal Ouro e a União de Freguesias homenageou-o

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo