Opinião

Como melhorar a relação Alimentação/Envelhecimento – LFS

DESINTOXICAÇÃO:
• Manter o trato digestivo limpo é essencial para a prevenção de doenças, sobretudo em pessoas que passaram a vida inteira a consumir alimentos menos saudáveis e a respirar  em atmosferas contaminadas. Sumos frescos e alimentos como clorella e spirulina são excelentes. Suplementos de cardo mariano (Silyhum marianum) e muitos dos antioxidantes auxiliam a desintoxicação apropriada.

RECOMENDADO:
• As pessoas a partir de uma certa idade costumam ter dificuldade para absorver nutrientes. Quando as enzimas digestivas não funcionam a um nível ideal, podem surgir deficiências, sobretudo de vitaminas do complexo B. Para compensar este facto, deve-se ingerir grandes quantidades de cereais integrais, folhas e acrescentar levedura de cerveja e germe de trigo às refeições.

• Ingerir bastante fibra. Cereais integrais, aveia, semente de linhaça e hortaliças cruas podem prevenir a obstipação e reduzir as toxinas no trato digestivo.

• Iogurte e outros produtos fermentados (por exemplo, quefir) estimulam o crescimento de bactérias saudáveis no sistema digestivo. Essas bactérias combatem gripes e outras infecções.

• Frutas e hortaliças de cores profundas são ricas em antioxidantes como carotenóides, substâncias que neutralizam os radicais livres. Além disso, desestimulam a acumulação de placas nas artérias, por isso é importante comer várias porções junto com cada refeição.

• A vitamina E e o selénio actuam em conjunto na prevenção de diversas doenças. Para reduzir o risco de cancro, doença cardíaca e artrite, deve-se consumir grande quantidade de sementes, nozes e óleos vegetais.

• Deve-se de incorporar uma quantidade suficiente de proteínas de qualidade na alimentação. Feijões, produtos de soja, peixe, aves magras e peru fornecem energia e ajudam a evitar a depleção muscular.

• A Vitamina C ajuda a combater os prejuízos produzidos pelos radicais livres, reduz o risco de cancro e fortalece o sistema imunitário. Entre as boas fontes alimentares de vitamina C estão as frutas cítricas, folhas verde-escuras, pimentão vermelho, morango, tomate, aspargo e abacate.

• Alho e cebola também possuem propriedades antioxidantes e melhoram a circulação.

• Estando ou não com sede, deve-se beber um copo de água purificada a cada duas horas. A desidratação está associada ao mau funcionamento renal, absorção inadequada de nutrientes, obstipação crónica, ganho de peso, colesterol alto, fadiga e dor de cabeça. Pode também causar desorientação e perda de memória; muitas pessoas consideradas senis na verdade estão apenas gravemente desidratadas.

• A pele da uva roxa reduz a acumulação de placas nas paredes arteriais. Tem também propriedades antioxidantes, por isso beber um copo de sumo de uva ou, vez por outra, um copo de vinho tinto.

EVITAR:
• Reduzir a ingestão de calorias totais, sem prejudicar a nutrição. Ao envelhecer, o metabolismo torna-se mais lento e necessita de menos calorias para sustentar as actividades. Além disso, estudos laboratoriais revelaram que uma dieta de restrição calórica prolonga significativamente o tempo de vida. Para reduzir as calorias, deve-se evitar os alimentos processados, álcool, açúcar e farinha branca – mas não se deve privar de alimentos nutritivos que manterão a saúde.

• Além das sugestões anteriores, deve-se evitar carne vermelha e alimentos processados, que levam aditivos e conservantes. Estes alimentos são ricos em radicais livres. Para além disso, obstruem o trato digestivo, inibindo o seu funcionamento adequado.

• Se houver dificuldade para dormir, não se deve consumir álcool, cafeína e açúcares simples à noite. Deve-se optar por hidratos de carbono complexos, que promovem o relaxamento e uma boa noite de sono.

Luís Filipe Silva (Naturopata / Acupunctor)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo