Cultura

Comunidade Intermunicipal programa eventos em rede nos 11 municípios

A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) divulgou hoje o programa de eventos em rede para os 11 municípios que a constituem, em que a Grande Regata dos Moliceiros é o principal destaque no cartaz.

O programa “Ria de Aveiro Weekend” convida o público a descobrir o território, de sexta-feira a domingo, através da cultura, do património, das artes, da música, das festas e da gastronomia.

A Grande Regata dos Moliceiros, o evento maior que consagra a ria de Aveiro e que se trata de uma competição já histórica, realiza-se no sábado, com animação nos pontos de partida e de chegada das embarcações em prova, com atividades musicais e educativas.

Este ano, o “Ria de Aveiro Weekend” abre com a candidatura “Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro” a Património da Humanidade, apresentada à comunidade local, pelas 10:30, no Estaleiro-Museu da Praia do Monte Branco, na Torreira, concelho da Murtosa.

Após a apresentação será feito o tradicional “Concurso de Painéis”, um dos aspetos singulares dos barcos moliceiros, com pinturas da popa e da ré, com legendas satíricas, humorísticas e eróticas.

Da parte da tarde, para as 14:30 está prevista a largada das 16 embarcações que concorrem na Grande Regata dos Moliceiros, sendo a maior participação de sempre, segundo a organização.

A chegada a Aveiro, no Cais do Sal, está prevista para as 16:00 e será acompanhada de uma parada de embarcações, com música ao vivo e animação, coorganizada pela Associação Náutica da Torreira com a colaboração das estações náuticas da ria de Aveiro.

Para além da Grande Regata dos Moliceiros enquanto evento âncora, o “Ria de Aveiro Weekend” integra uma agenda de eventos intermunicipal, que se desdobra pelos 11 municípios numa variedade de oferta que vai percorrer Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo