CulturaPrimeira Vista

Confraria apresenta Projecto Geografia Gastronómica do Concelho

O Projecto Geografia Gastronómica do Concelho de Ovar foi apresentado na passada quarta-feira e, segundo o Arrais de Mar, Ricardo Nunes, tem como “missão identificar, registar e promover o receituário local, no que diz respeito à sua confecção, propriamente dita”, mas também do ponto de vista das “tradições e ofícios que lhes estão associados”.

A ideia é construir um repositório gastronómico local, através, nomeadamente, de mini-documentários que “possam não só ser arquivados, como também ser amplamente difundidos, local e globalmente (nomeadamente através das redes sociais), divulgando a riqueza e a diversidade da gastronomia do concelho de Ovar”.

O primeiro mini-documentário realizado tem como temática a “Caldeirada de Peixe”, onde se apresenta uma das suas versões, recolhida e sinalizada na praia de Esmoriz, junto do Arrais Vítor Cacheira, pela Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar.

De acordo com o vídeo projectado, destacam-se as particularidades locais de maior relevância, e que evidenciam a matriz criadora, bem como a influência regional e inter-regional no contexto da gastronomia portuguesa e, em particular, da gastronomia vareira.

A apresentação do projecto e do primeiro mini-documentário decorreu no Auditório do Museu Júlio Dinis, em Ovar, e contou o apoio da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, da Câmara de Ovar, da Junta de Freguesia de Esmoriz, da Empresa Ferreira Malaquias, e da Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas. (Foto: A.F.)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo