Publicidade
Empresas

Corticeira Amorim distinguida como empresa mais sustentável do mundo

A revista World Finance destacou a Corticeira Amorim como a “Empresa Mais Sustentável na Indústria dos Vinhos 2024”.

Este prémio reconhece, através de um júri internacional, as conquistas da Corticeira Amorim em sustentabilidade ao longo dos últimos anos.

revista World Finance reconheceu um grupo seleto de empresas que se destacam pela sustentabilidade nos seus campos de atuação, cujas conquistas levaram à sua distinção nos Prémios de Sustentabilidade 2024.

publicidade

Na sua 6ª edição, estes conceituados prémios celebram as empresas que colocam a sustentabilidade na vanguarda das suas operações empresariais.

A Corticeira Amorim, líder mundial na indústria da cortiça, foi reconhecida na indústria dos Vinhos pelos seus esforços significativos na integração de valores ambientais, sociais e de governance (ESG) neste segmento.

O presidente e CEO da Corticeira Amorim, António Rios de Amorim, expressou a sua satisfação com esta distinção: “A sustentabilidade está profundamente enraizada no ADN da Amorim e a empresa orgulha-se de ver os seus esforços reconhecidos com este prémio. Estas distinções reforçam o compromisso e responsabilidade da empresa com a gestão eficiente de recursos, consumo sustentável, circularidade de processos, proteção de ecossistemas e políticas de desenvolvimento das nossas pessoas. Aliada aos enormes avanços técnico e científicos potenciados pela aposta em I&D+i da Amorim Cork, os seus produtos são hoje o expoente máximo da integração entre natureza e tecnologia, criando um modelo de negócio onde a economia circular é parte integrante.”

Enquanto líder mundial na produção de rolhas para vinho e bebidas espirituosas, a Amorim Cork é um elemento crucial na manutenção da cadeia de valor que viabiliza toda a narrativa de sustentabilidade associada às florestas de sobro. Com 15 estudos de ciclo de vida publicados, a contribuição altamente benéfica destes produtos está claramente demonstrada e quantificada a nível social, económico e ambiental; neste último capítulo cabe salientar a capacidade da cortiça em reter significativas quantidades de CO2, o que contribui de uma forma importante para a descarbonização da indústria do vinho.

Os prémios abrangem 30 indústrias, cobrindo desde o processamento de café até aos serviços financeiros. Embora os vencedores operem em campos distintos, todos estão unidos pelo compromisso com um futuro sustentável.

A Corticeira Amorim é o maior grupo de transformação de cortiça do mundo. Fundada em 1870, a empresa detém hoje dezenas de unidades de negócio espalhadas pelos cinco continentes, exporta inúmeros produtos para mais de 100 países e conta com uma rede diversificada de 30 mil clientes. Assentando a sua atuação em fortes credenciais de sustentabilidade, e desenvolvendo uma atividade com impacto positivo na regulação do clima, a Corticeira Amorim disponibiliza um conjunto de soluções, materiais e artigos para algumas das atividades mais tecnológicas, disruptivas e exigentes do globo, como são exemplos as indústrias aeroespacial, automóvel, construção, desporto, energia, design e arquitetura, e vinhos, espumantes e espirituosas. Atualmente sob a liderança da quarta geração da família, que cultiva os valores da sobriedade, ambição, iniciativa, orgulho e atitude, os mesmos de sempre destes mais de 150 anos de bem-sucedida história, a empresa investe milhões de euros anualmente em I&D+I, e registou, em 2023, 986 milhões de euros em vendas consolidadas, nas quais se incluem as cerca de 5,6 mil milhões de rolhas, representando 75,9% das vendas consolidadas.

 

Publicidade
Botão Voltar ao Topo