CarnavalPrimeira Vista

Costa de Prata vai abrir a Caixa de Pandora

“O Mito da Maldição” é o tema do samba enredo da Escola de Samba Costa de Prata para o Carnaval 2018.

Na verdade, trata-se do mito grego da “Caixa de Pandora”, que narra a chegada da primeira mulher à Terra e com ela a origem de todas as tragédias humanas. Na mitologia grega, Pandora foi a primeira mulher criada por Hefesto sob as ordens de Zeus.

Segundo a história contada pelo poeta grego, Hesíodo, no século VIII a.C., Prometeu presenteou os homens com o fogo para que dominassem a natureza. Zeus, o chefe dos deuses do Olimpo, que tinha proibido a entrega desse dom à humanidade, arquitectou uma vingança e, assim, nasceu Pandora, a primeira mulher.

Antes de enviá-la à Terra, entregou-lhe uma caixa, recomendando-lhe que jamais a abrisse pois dentro dela estava todo o tipo de desgraças para o Homem: Discórdia, guerra, doenças do corpo e da mente, e apenas um único dom: A esperança.

Vencida pela curiosidade, Pandora abriu a caixa liberando todos os males no mundo, mas fechou-a antes que a esperança pudesse sair. Esta metáfora foi a maneira encontrada pelos gregos e agora pela Costa de Prata para representar, num enredo de fácil compreensão, conceitos relacionados com a natureza feminina, como a beleza e a sensualidade ou o poder de dissimulação e a destruição. Promete!

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo