Cultura

Dia Internacional da Juventude com actividades para todos os jovens

Para comemorar o Dia Internacional da Juventude, a Câmara Municipal de Ovar, com base nas sugestões das Associações Juvenis e de vários jovens do concelho, está a executar um programa diversificado de atividades abarcando iniciativas desportivas, formações, tertúlias, workshops de primeiros socorros e oficinas de criatividade artística, aulas de surf e skate, atividades ambientais, um peddy-paper interativo, insufláveis e atividades radicais, ao que se somam ainda as atividades realizadas pelas próprias Associações Juvenis do concelho.

O programa das Comemorações iniciou-se a 12 de agosto, com a divulgação das mensagens das Associações Juvenis nas redes sociais «Ovar Jovem» e a realização de entrevistas a cada organização do Conselho Municipal de Juventude na Rádio Voz de Esmoriz.

As Comemorações prosseguiram a 18 de agosto, com uma edição especial do Quiz «Dr. Why», no qual dezenas de jovens experimentaram um jogo interativo semelhante ao “Quem Quer Ser Milionário”, respondendo a perguntas de cultura geral.

Aproveitamos a boa experiência das comemorações de 2020 e, este ano, fomos mais longe, criando um programa de atividades ainda mais abrangente, para agradar a todos os jovens”, explica Ruben Ferreira, Vereador da Juventude da autarquia, sublinhando a preocupação “em que todas as atividades fossem totalmente gratuitas e distribuídas pelas freguesias do concelho”.

Segundo a autarquia, o programa das Comemorações, que se estende até 12 de setembro, foi elaborado tendo por base sugestões das organizações do CMJOVAR e contributos de jovens recolhidos ao longo do ano pelo Serviço de Juventude. “As nossas Associações Juvenis, que têm sido um parceiro fundamental no desenvolvimento das Políticas de Juventude, vão também dinamizar atividades interessantes, pedagógicas e divertidas, o que dará ainda mais brilho a estas Comemorações”, garantiu o Vereador Ruben Ferreira.

As Comemorações continuam hoje, 23 de agosto, segunda, com uma atividade ambiental organizada pela Associação Juvenil Amigos do Cáster, em Válega, que consistirá na devolução à natureza de dois Mocho-Galego. A 26 de agosto, quinta, decorrerá um Workshop de Pintura Criativa a cargo da conceituada artista Juma Bastos.

No dia seguinte, 27 de agosto, os participantes poderão experimentar a Oficina Criativa de Pintura em Azulejo na Escola de Artes e Ofícios de Ovar e o Workshop de Primeiros Socorros na Praia do Furadouro, a cargo dos Bombeiros Voluntários de Ovar.

Para sábado, 28 de agosto, em Esmoriz, está prevista uma iniciativa com o grafitter e artista urbano Bigod, que realizará, ao ar livre, um trabalho alusivo ao tema “Ser Jovem no Município de Ovar”.

A 29 de agosto, domingo, o programa prevê o início do Escape Mission, um peddy-papper interativo pela praia de Esmoriz e pelo centro de Ovar, no qual os participantes são desafiados a resolver enigmas que têm por base o património histórico das duas cidades.

O programa continua, com diversas atividades na semana seguinte. As inscrições e o programa completo podem ser consultados AQUI.

Recorde-se que o Dia Internacional da Juventude foi comemorado pela primeira vez no Município de Ovar em 2020, numa colaboração entre o Serviço de Juventude da autarquia e as organizações do Conselho Municipal de Juventude de Ovar.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo