LocalPrimeira Vista

Duas toneladas de alimentos no Dia do Animal da APADO

A Associação Protectora de Animais Domésticos de Ovar, recebeu, esta manhã, duas toneladas de alimentos para os 300 cães que tem ao seu cuidado e também para gatos. Além da alimentação, doada pela empresa Sorgal Petfood, a iniciativa inclui a visita de alunos da Escola Básica dos Combatentes, de Ovar.

Esta ação está integrada no projeto da IACA – Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais – IACA Solidária, ao qual a Sorgal Petffod se associa com a oferta da alimentação e com uma explicação acerca dos alimentos que devem, ou não, fazer parte de uma dieta que contribua para o bem-estar dos seus animais de companhia.

Segundo António Isidoro, Presidente do Conselho de Administração da Sorgal Petfood, «Esta iniciativa insere-se no projeto IACA solidária que é um projeto de valor e que no fundo associa as diversas iniciativas de responsabilidade social que o setor tem tido ao longo do tempo, como o apoio aos agricultores que foram afetados pelos fogos de Mação e Vila de Rei ou, antes disso, aos de Pedrogão Grande. Esta atividade em concreto tem também a intenção de chamar a atenção à sociedade civil para o facto de o bem-estar animal, tal como acontece nos seres humanos, estar diretamente ligado à qualidade da sua alimentação. Não podíamos deixar de nos associar, também porque pretendemos apoiar estas instituições que fazem parte da comunidade em que estamos inseridos».

Neste dia a IACA desenvolve mais três iniciativas semelhantes em outras três localidades do país – Santa Maria da Feira, Tomar e Leiria. Ao todo, a instituição assinala o Dia do Animal com a oferta de 12 toneladas de alimentos para beneficiar cerca de 2000 animais que se encontram nas 10 associações de proteção de animais beneficiadas. A iniciativa envolve mais de uma centena de alunos de quatro escolas dos concelhos de Ovar, Santa Maria da Feira e Tomar. São eles que entregam as ofertas das associadas da IACA – Sorgal, Ovargado e Petmaxi. Já em Leiria a entrega é feita às associações beneficiadas durante uma visita destas às instalações da Avenal Petfood.

Sobre a alimentação dos animais de companhia:

Os cães e gatos, que constituem a maioria dos animais de estimação dos portugueses, devem ingerir alimentos que atendam às suas necessidades nutricionais e nem sempre podem comer os alimentos confecionados para humanos o atum é um destes casos, tal como a carne crua ou leite e seus derivados.
Já o fígado é uma opção saudável para cães, mas não para gatos. Os gatos podem comer peixe cozido. Os cães, com a evolução da espécie, deixaram e ser completamente carnívoros e desenvolveram características de seres omnívoros, podendo alimentar-se de uma forma mais diversificada. Os cães devem ter uma dieta com especial atenção à relação Cálcio/ Fósforo e conter Vitamina D em quantidade suficiente para assegurar uma boa estrutura óssea e dental. No caso de cães com grande desgaste de energia, ou de grande porte, é essencial uma dieta com quantidade e qualidade de gorduras que assegurem as suas necessidades energéticas. A proteína é também essencial para a manutenção corporal.
Já no que respeita aos gatos domesticados, estes mantêm as suas características 100% carnívoras, pelo que é de muita importância a incorporação de proteína animal na sua dieta. Estes animais digerem a proteína animal com maior facilidade e eficácia do que a proteína vegetal. Os gatos necessitam de quase o dobro de proteína do que os cães na sua alimentação.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo