Publicidade
CiclismoDesportoPrimeira Vista

Efapel lidera Montanha na Vuelta a Castilla y León

[themoneytizer id=”16574-1″]

A Equipa Profissional de Ciclismo Efapel começou a XXXIV Vuelta Ciclista Internacional a Castilla y León com o pé direito, ao sagrar-se ontem líder na Montanha após 181 km de viagem entre Belorado e Castrojeriz, na província de Burgos. A primeira etapa desta prova de categoria UCI 2.1 e com história no calendário de ciclismo espanhol fica marcada pelas duras condições meteorológicas.

Foi com chuva intensa, vento forte e temperaturas reduzidas que se correu o primeiro dia de Vuelta a Castilla y León. Desde logo, a equipa sediada em Ovar mostrou de que fibra a equipa é feita, ao colocar Antonio Angulo numa primeira tentativa de fuga, pouco depois da partida. Mas foi aos 16 km que Bruno Silva atacou efectivamente para a frente da corrida, onde permaneceu na fuga do dia, que vingou ao longo de mais de 100 km. Na subida para a segunda contagem de Montanha da etapa, Bruno Silva chegou mesmo a assumir a dianteira com 13 segundos sobre os outros escapados e o pelotão a 45 segundos.

Contudo, o vento forte que atacava de frente, aliado às duras condições meteorológicas que se faziam sentir levaram à neutralização da fuga, a cerca de 70 km da meta. Até à chegada, o excelente desempenho coletivo da Efapel levou a que Bruno Silva fosse o segundo a passar o primeiro Prémio de Montanha, em Alto de Valmala (2.ª Categoria) e o primeiro na segunda contagem, em Puerto de Altotero (1.ª Categoria). Já o espanhol Antonio Angulo também foi o primeiro a cruzar a linha que marcava o último Prémio de Montanha da etapa, desta vez em Alto de Coculina (3.ª Categoria), valendo à equipa a liderança em Montanha.

publicidade

“Sabíamos que hoje era um dia importante com vistas à liderança da Montanha e saímos com esse objectivo. O Bruno Silva esteve muito bem e conseguiu essa liderança, com um grande desempenho na etapa”, disse Américo Silva, director desportivo da Efapel.
Hoje é dia de segunda etapa, com um percurso de 170,3 km propício a velocistas e que vão unir Frómista (partida às 13.18 horas locais, mais uma do que em Portugal) a Villada (chegada pelas 17.43 horas locais), na província de Palencia. Duas Metas Volantes e dois Prémios de Montanha de 3.ª Categoria, logo nos primeiros quilómetros, vão animar a corrida.

CLASSIFICAÇÕES:
CLASSIFICAÇÃO ETAPA/ GERAL AMARELA
1.ª ETAPA: Belorado – Castrojeriz: 181 km
1.º Davide Cimolai (Israel Cycling Academy), 05h00m08s
16.º Antonio Angulo (EFAPEL), 05h01m23s
37.º Rafael Silva (EFAPEL), 05h02m05s
39.º Henrique Casimiro (EFAPEL), 05h02m08s
61.º Marcos Jurado (EFAPEL), 05h09m14s
72.º Bruno Silva (EFAPEL), 05h01m23s
110.º Pedro Paulinho (EFAPEL), 05h12m33s

CLASSIFICAÇÃO ETAPA/ GERAL POR EQUIPAS
1.ª Movistar Team, 15h00m29s
8.ª EFAPEL, 15h05m36s

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo