CulturaPrimeira Vista

Egas Moniz eternizado junto à casa onde nasceu

28 de junho de 1927. Noventa anos após a realização da primeira Angiografia Cerebral, a Câmara Municipal de Estarreja prestou homenagem ao cientista avancanense que a inventou.

Esta quarta-feira, dia 28 de junho de 2017, foi inaugurada a Escultura a Egas Moniz, que vai eternizar um grande Homem da nossa História. Uma iniciativa à qual se associa a SPNR – Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia.

No rescaldo da Brain Week’17 – Semana do Cérebro e do Congresso Nacional de Neurorradiologia, que decorreu em Estarreja entre 31 de maio e 6 de junho, fruto de uma parceria entre a CME e a SPNR e que assinalou tão importante marco histórico para a Medicina Universal, a autarquia estarrejense promoveu a Sessão de Inauguração da Escultura a Egas Moniz, da autoria de Albano Martins, na Quinta do Marinheiro, Avanca, onde se situa a Casa-Museu Egas Moniz, onde fica à espera da nossa visita.

Ao obter a primeira arteriografia do corpo humano vivo, Egas Moniz tornou-se no primeiro a conseguir ver os vasos sanguíneos do cérebro, num passo que revolucionou a Medicina. Hoje, passado quase um século, esta técnica continua a ser amplamente utilizada em todo o mundo. A angiografia cerebral é útil não só no diagnóstico, mas também no tratamento de doenças, como o AVC. Valeu ao professor o Prémio de Oslo

“Quando em junho de 1927, consegui ver pela primeira vez as artérias do cérebro, através dos ossos do crânio, tive um dos maiores deslumbramentos da minha vida”. (Egas Moniz, no livro “Confidências de um Investigador Científico”)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo