Primeira VistaSaúde

Elogios para o Hospital em encontro de enfermeiros gestores de blocos operatórios

[themoneytizer id=”16574-1″]

A presidente da Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses (AESOP), Mercedes Bilbao, elogiou “a disponibilidade e colaboração” do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar de acolher o encontro anual do Clube de Enfermeiros Perioperatórios Gestores daquela organização profissional.

“O envolvimento com que acolheram esta actividade e a vossa hospitalidade no hospital e na cidade, ajudaram ao bom ritmo e desenvolvimento da reunião e demonstraram o reconhecimento do valor da enfermagem, e da área especializada da pessoa em contexto perioperatório em particular”, referiu a responsável, estendendo o agradecimento “a toda a equipa da unidade de cirurgia ambulatória do Hospital Dr Francisco Zagalo – Ovar”.

Este encontro anual – que contou com a presença de 44 enfermeiros gestores (de cirurgia convencional e cirurgia de ambulatório) – decorreu no dia 16 de Novembro, no auditório da Casa Museu Júlio Dinis, em Ovar, numa organização da AESOP, em estreita colaboração com a unidade de saúde vareira.

A iniciativa teve como tema os “Sistemas de informação de enfermagem perioperatório” e a sua importância no desenvolvimento dos processos de prestação de cuidados neste contexto. A abertura dos trabalhos esteve a cargo da Enfermeira Directora do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar, Mariana Fragateiro, e da presidente da AESOP.

Um dos pontos da agenda foi a apresentação – por parte da enfermeira Susana Silva – da experiência-piloto deste hospital na implementação do módulo de cirurgia de ambulatório do “Sclínico”.

Refira-se que o “Sclínico” é um sistema de informação evolutivo, desenvolvido pela SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde). De resto, durante o encontro esteve também presente um representante dos SPMS, enquanto entidade parceira do processo de desenvolvimento.

O Clube de Enfermeiros Perioperatórios Gestores da AESOP foi criado com o intuito de debater questões transversais a todos os profissionais do sector, procurando ser uma ajuda na tarefa – cada vez mais desafiante – de gerir processos, atendendo à segurança dos doentes e profissionais.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo