Local

Escolas vareiras galardoadas com a Bandeira Verde Eco-Escola

No Dia das Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2022, celebrado no passado dia 12, no Pavilhão Municipal de Valongo, doze escolas de Ovar foram distinguidas com a Bandeira Verde Eco Escolas, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), símbolo do compromisso que as Escolas têm vindo a consolidar em prol da educação para o desenvolvimento sustentável. Esta distinção confirma assim o mérito do trabalho que tem sido desenvolvido nas sscolas para salvar o planeta com ações, projetos, atitudes e comportamentos.

Considerado o maior, a nível nacional, na área da educação ambiental, este evento reconheceu ainda o Agrupamento de Escolas de Estarreja, como Eco-Agrupamento. Foi atribuído o Prémio Município pelo projeto “O Mar Começa Aqui” que visa educar para a preservação dos ecossistemas, da biodiversidade e da qualidade da água, tendo como base a pintura em torno de sarjetas, com o objetivo de sensibilizar para o facto de que deposição de resíduos no chão ou nas sargetas, fará com que as águas pluviais arrastem com elas vários tipos de resíduos que culminarão no mar.

À Câmara Municipal de Ovar foi atribuído o certificado “Município Parceiro Eco-escolas 2022”, como reconhecimento do seu empenho em tornar mais sustentável o dia-a-dia da Escola e da comunidade escolar.

O ECO-ESCOLAS é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education” pretende encorajar o desenvolvimento de atividades, visando a melhoria do desempenho ambiental das escolas, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações, reconhecendo e premiando o trabalho por elas desenvolvido. Visa, ainda, criar hábitos de participação e de cidadania, tendo como objetivo principal encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade. A sua metodologia, inspirada nos princípios da Agenda 21 local (com origem na conferência da ONU ECO 92) , é descrita em 7 passos que visam garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.

A Bandeira Verde Eco-Escolas foi atribuída a 12 escolas e jardins de infância do Concelho de Ovar:
-E.B António Dias Simões
-E.B Regedoura
-Escola Secundária Júlio Dinis de Ovar
-Escola Secundária José Macedo Fragateiro
-Externato São Miguel
-Jardim de Infância de Carvalho
-Escola Básica Monsenhor Miguel Oliveira
-E.B.2/3 Maceda
-E.B.I.2/3 S. V. Pereira, Jusã
-E.B. Furadouro
-E.B Oliveirinha
-EB/JI Combatentes

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo