CulturaPrimeira Vista

A música de Manuel Freire no 25.º AVANCA

No 25.º AVANCA Festival de Cinema, este sábado, dia 31, pelas 17 horas, para além da extensa programação de filmes a concurso, será marcado pela música do cantautor Manuel Freire. “A Pedra Filosofal” será cantada pelo seu autor na apresentação do livro “Recta Intenção” de Conceição Lopes.
Apresentado no “Espaço Autores, entre os filmes e os livros” no Auditório Paroquial de Avanca e no contexto do festival de cinema, este livro será apresentado por Idália Sá-Chaves, que sobre ele escreveu:  “Com esta obra – Recta Intenção In Memoriam do João Sacristão, setubalense- murtoseiro Conceição Lopes conduz-nos ao interior duma fascinante narrativa que, como um rio, flui numa linguagem simultaneamente literária e erudita, permitindo e convidando o leitor a acompanhar a história e o correr da vida de seus pais entendida no seu sentido mais amplo de saga familiar e abrangendo várias gerações, vivências e contextos”.
Conceição Lopes e Idália Sá-Chaves, são ambas docentes e investigadoras da Universidade de Aveiro, percorrendo agora novos projetos.
A última sessão competitiva acontecerá às 20h30, no mesmo Auditório com a exibição de uma longa-metragem de ficção produzida pela CERCIESTA e intitulada “Pé de Feijão”.
Esta obra tão especial, é uma aposta desafiante e estimulante, que procura sensibilizar a comunidade para o potencial artístico das pessoas portadoras de deficiência e para o seu papel ativo na comunidade, visando a sua inclusão social.
Realizado por António Pinto e Paulo d’Alva, o filme anuncia, pelo ruído das palmas, o sucesso de um bailarino. Mas até ali chegar, como terá sido a sua vida? O olhar de uma espetadora, retrospetiva a história do artista, ao mesmo tempo, que a sua, caminha em paralelo. Nas origens, e durante todo o percurso, um moleiro, pai do protagonista, transporta um moinho de um lado para o outro, acompanhando a vida de seu filho, na conquista do sonho em ser bailarino. Depressa a espetadora passa a atriz de uma história que afinal também é a sua.
O Festival de Cinema AVANCA decorre no contexto das medidas de segurança que a presente pandemia obriga e com base nas orientações e recomendações da DGS e do Governo.
O AVANCA é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Município de Estarreja e vem acontecendo em cada ano com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, do IPDJ, da Junta de Freguesia de Avanca, do Agrupamento Escolar de Estarreja, da Escola Egas Moniz, da Paróquia e das Associações de Avanca, contando ainda com o apoio de várias universidades e escolas de ensino superior do país, empresas e outras instituições da região.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo