CulturaPrimeira Vista

Estreia do “Teaser” de “Júlio Dinis em Ovar”

O ‘Teaser’ do documentário de Rui Pedro Lamy, trabalhado em Residência Artística no Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense, foi exibido esta tarde, em estreia, no Festival Literário de Ovar (FLO).
Incluído no programa de Evocação dos 150 Anos da Morte de Júlio Dinis, promovido pela Câmara Municipal de Ovar, o filme tem direcção do realizador vareiro Rui Pedro Lamy e pretende ser uma homenagem ao escritor e um veículo de promoção da “Casa da tia Rosa” e de Ovar.

“Júlio Dinis em Ovar” conta com a participação de Pedro Damião e Alexandra Gondin e pretende fazer um retrato cronológico daquilo que foi a vida e obra de Júlio Dinis, com especial enfoque na sua passagem por terras vareiras, onde esteve hospedado no verão de 1863. A 7 de maio desse ano, Joaquim Guilherme Gomes Coelho, pseudónimo Júlio Dinis, chega à vila de Ovar em busca de ares mais saudáveis que favorecessem a sua recuperação da tuberculose. É acolhido em casa da tia Rosa, onde passaria quatro meses da sua vida, dedicados à produção literária, muitas vezes inspirando-se nos habitantes locais para as personagens da sua obra.

Nascido em Ovar em 1983, o realizador Rui Pedro Lamy tem um percurso profissional que cruza a televisão e o cinema, desenvolvendo projectos na área do documentário.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo