Publicidade
CulturaPrimeira Vista

“Europeu” de Malabarismo traz a Ovar artistas de todo o mundo

Este ano, a Convenção Europeia de Malabarismo (EJC) vem a Ovar pela primeira vez nos seus 46 anos de história.

A EJC é o maior e mais colorido evento do mundo do malabarismo, envolvendo malabaristas profissionais e amadores, novos artistas de circo e de rua.

Em Ovar, o evento desdobra-se por vários locais, entre 27 julho e 4 agosto, a saber: Clube de Caça e Pesca, Parque de Estacionamento VIDA Ovar, Pavilhão João Gonçalves e Centro de Formação ADO Futebol.

publicidade

“Europeu” é apenas um nome, na verdade, é global, porque nele participam pessoas de todo o mundo todos os anos”, esclarece Nuno Pinto, do Coletivo Terylene, que organiza o evento entre nós.

A EJC é para quem quer simplesmente se divertir e relaxar com atividades interessantes. Sendo uma convenção, o que acontece nem sempre terá porta aberta. Espetáculos públicos terão lugar na Praça da República, Largo de São João de Ovar e Furadouro.

São pessoas num lugar interessante, a mostrar seus próprios talentos ou aprender novos, conhecer novas pessoas ou simplesmente experimentar algo diferente.

“Aqueles que vêm para a EJC constituem uma comunidade única de pessoas positivamente malucas”, nota.

 

A primeira EJC foi em 1978 (não tinha nome oficial na altura) e o número de participantes foi… 11. Hoje, estão 2 mil inscritos, de 48 países.

Hoje em dia, a Convenção Europeia de Malabarismo é um encontro anual e internacional de velhos amigos e a oportunidade de fazer novos, mas também de trocar técnicas, truques e ideias. São muitas apresentações amadoras e profissionais durante os Street Shows, Open Stage, Renegade e Gala. Além disso, milhares de oficinas e jogos de malabarismo e um colorido desfile de malabarismo, que emociona milhares de pessoas que dele participam, assim como toda a cidade.

Há um desfile no dia 28 de julho, no centro de Ovar até à Praça da Republica, onde decorre o ‘welcome show’ aberto ao público.

A programação da convenção inclui uma Gala para a qual é necessário adquirir um bilhete de 15 euros, nos dias 2 e 3 de agosto.

O EJC é um mundo excepcional e mágico de pessoas ativas, criativas e entusiasmadas que têm uma atitude positiva em relação ao seu desenvolvimento pessoal, à diversão e ao conhecimento de novas pessoas. Idade, profissão, opiniões políticas, crenças religiosas ou cor da pele não importam. Este é o encontro além das divisões cujo objetivo é permitir que as pessoas se divirtam juntas, relaxem, se desenvolvam e passem o tempo de forma criativa. Este ano, a EJC vem a Ovar pela primeira vez nos seus 46 anos de história.

Nino Pinto diz que tudo está a tomar forma para os grandes dias e lembra que a ideia remonta a 2008 e “foi amadurecendo”. Avançou-se com uma candidatura que viria a atrasar-se com a Pandemia, mas acabaria por ser aprovada numa AG em Madrid.
Welcome!
*Foto principal de Miguel Oliveira no âmbito do projeto troposfera.xyz e do espetáculo “Dame du Cirque”.

Publicidade
Botão Voltar ao Topo