Exibição de ‘Carnaval Sujo’ na RTP adiada para 2021

A exibição da curta-metragem “Carnaval Sujo” na RTP vai ser adiada para 2021, anunciou o produtor Vasco Josué. Em virtude da pandemia, o filme ainda não fez o percurso dos festivais de cinema que tinha previsto, esperando o produtor que possa recuperar algum desse trajecto no que resta deste ano e parte do próximo.
Em declarações à SBSR FM, por ocasião do Festival Motel X, Vasco Josué revelou que esse atraso teve como consequência imediata o adiamento da exibição de “Carnaval Sujo” na RTP, prevista para este ano.
A comunidade de Ovar com ligação à principal festa concelhia também foi envolvida nas filmagens, já que cerca de 30 elementos do grupo carnavalesco “Xáxas” fizeram figuração no filme, envergando trajes tradicionais de dominó e de gigantones.
O realizador José Miguel Moreira, sendo natural de Ovar, sempre desejou realizar um filme em que pudesse “dar a conhecer o ‘Carnaval Sujo’ dos anos 50, quando as pessoas saíam para a rua numa espécie de batalha campal em que atiravam farinha e lama umas às outras – a maioria das vezes divertindo-se muito com isso, mas outras também se chateando a sério”.
É nesse “carnaval ancestral”, aliás, que tem origem o traje de dominó, constituído por uma capa preta comprida com capuz, que pode ser decorada por algumas aplicações têxteis coloridas e é tendencialmente rematada com uma máscara inexpressiva que dificulte a identificação do utilizador.