Cultura

Orquestra Gulbenkian e “Mundos Paralelos” no primeiro sábado do 25.º AVANCA

O primeiro sábado do programa comemorativo da edição nº 25 do Festival Internacional de Cinema de AVANCA, junta em Estarreja a Orquestra Gulbenkian no Cine Teatro e na Casa da Cultura os “Mundos Paralelos” das artes plásticas em ambientes virtuais.
Antecedendo as competições do festival de cinema com início previsto para quarta feira dia 28, o AVANCA tem, neste primeiro sábado dia 24, dois momentos de particular significado para as comemorações deste ano.
A noite será marcada pelo concerto da Orquestra Gulbenkian. Numa programação especial, com alguns dos grandes momentos da música de filmes, o concerto será dirigido pelo maestro José Eduardo Gomes e conta igualmente com a presença do violinista Francisco Lima Santos.
Para este concerto foram selecionadas três obras marcantes que aproximam o cinema e a música clássica. Está neste caso o “Adagio para Cordas”, de Samuel Barber, que contribui para preservar na memória coletiva momentos marcantes de filmes como The Elephant Man (1980), de David Lynch, ou Platoon (1986), de Oliver Stone, e também as obras orquestrais de compositores clássicos como a Sinfonia n.º 45, dita “do Adeus”, de Joseph Haydn, em Emma (2020), de Autumn de Wilde, e o Concerto para Violino e Orquestra n.º 5, de Wolfgang Amadeus Mozart, em The Fifth Estate (2013) de Bill Condon. O concerto terá início às 21h00.
Pelas 16h do mesmo sábado, será inaugurada na Casa Municipal de Cultura de Estarreja a exposição “Mundos Paralelos”. Segundo Catarina Carneiro de Sousa, “Os mundos virtuais são um meio de crescente relevância no campo artístico, oferecendo possibilidades únicas para criação e interação. “Mundos Paralelos” apresenta obras desenvolvidas nas plataformas Second Life e Open Simulator, que são ambientes virtuais colaborativos. Espaços tridimensionais totalmente imersivos onde as pessoas interagem entre si e com o ambiente digital através de avatares”.
Numa parceria da Olga Santos Galeria com o Festival de Cinema AVANCA, estarão em exposição obras de Bryn Oh, CapCat Ragu, Elif Ayiter, Eupalinos Ugajin, Iono Allen, Livio Korobase, Meilo Minotaur, Morlita Quan, Silvestre Pestana, Theda Tammas, Tizzy Canucci AKA Tess Baxter, Tutsy Navarathna AKA Basile Vignes e Venus Adored.
Com curadoria de CapCat Ragu e Meilo Minotaur, esta mostra insere-se na tradição do Festival de Cinema de Avanca em proporcionar proximidades com as tecnologias que participam no espaço do cinema.
A exposição estará aberta durante todo o festival e até 29 de agosto.
Sempre no contexto das medidas de segurança que a presente pandemia obriga e com base nas orientações e recomendações da DGS e do Governo.
O AVANCA é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Município de Estarreja e vem acontecendo em cada ano com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, do IPDJ, da Junta de Freguesia de Avanca, do Agrupamento Escolar de Estarreja, da Escola Egas Moniz, da Paróquia e das Associações de Avanca, contando ainda com o apoio de várias universidades e escolas de ensino superior do país, empresas e outras instituições da região.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo