Local

Faleceu Américo Oliveira, um vareiro de “alma e coração”

Faleceu Américo da Silva Oliveira, aos 73 anos de idade – nasceu a 13 de Janeiro de 1942, em Ovar. Por todos considerado “um grande e verdadeiro Ovarense”, Américo Oliveira esteve desde sempre ligado, como dirigente e não só, às tradições e à vida associativa vareira – o Orfeão de Ovar e o Cantar dos Reis eram a sua paixão, mas também ao desporto, nomeadamente ao futebol, basquetebol e ciclismo. Na sua Associação Desportiva Ovarense, mas também no Grupo Atlético Vareiro, Banda Ovarense e Sport Lisboa e Ovar.

Américo Oliveira foi um dos fundadores do grupo carnavalesco “Os Condores”e esteve durante muitos anos na organização do Carnaval de Ovar, contribuindo para o engrandecimento da festa vareira. Foi também eleito Presidente da Junta de Freguesia de Ovar (1990/94), pelo PSD.

Américo da Silva Oliveira foi Medalha de Mérito Municipal, em 2014, e homenageado durante o colóquio subordinado ao tema “O Cantar dos Reis em Ovar – Uma História de Diferenciação” quando se recordaram grandes Reiseiros, ambas homenagens promovidas pela Câmara Municipal de Ovar.

A Comissão Politica do PSD de Ovar, em comunicado, presta homenagem a Américo da Silva Oliveira, lembrando o desempenho de diversos cargos na Assembleia de Freguesia de Ovar, entre 1979 e 1997, tendo sido secretário da Junta de Freguesia de Ovar, no mandato de 1985-89 e Presidente entre 1990 e 94, sempre pelo Partido do Social Democrata.
Pertenceu à Comissão Politica do PSD – 1985-1987 – liderada por José Augusto Pinheiro Guedes da Costa e composta por Virgílio Dourado Martins de Vasconcelos, Álvaro Saramago Bonifácio (presidente da assembleia), Manuel Pereira Mendonça, João Manuel da Silva Borges, Manuel Narciso Pais de Castro, Manuel da Silva Lopes, Manuel Augusto Rodrigues da Silva Marques e Manuel Dias Resende.

À família enlutada, o OvarNews.pt endereça sentidas condolências e que o seu exemplo perdure em todos nós. Hoje, Ovar ficou mais pobre.

A cerimónia fúnebre terá lugar amanhã, pelas 15h, na Capela da Misericórdia em Ovar para o cemitério local.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo