
Morreu, esta quinta-feira, aos 83 anos, Manuel Afonso da Silva Strecht Monteiro, médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia e deputado do PS entre 1995 e 1999.
Filho de Alcides Strecht Monteiro, deputado à Assembleia Constituinte, Manuel Strecht Monteiro exerceu medicina desde os anos 1970 em São João da Madeira, Ovar e Santa Maria da Feira, onde residiu e foi autarca.
Na década seguinte fez o internato de obstetrícia e de Ginecologia no Hospital de Santo António, no Porto, e assumiu a direção desse serviço no Hospital Distrital de Ovar, vindo a desempenhar funções idênticas no Hospital Conde de São Bento em Santo Tirso.
Eleito deputado do PS por Aveiro em 1995, foi autor da lei da despenalização do aborto, entre outras iniciativas ligadas à saúde, retomando a atividade no fim do mandato como chefe de serviço de obstetrícia/ginecologia no Hospital São Sebastião em Santa Maria da Feira, de cuja comissão instaladora fez parte, orientando toda a instalação do hospital e a aquisição de equipamentos para os vários serviços.