Filmes do Cine Clube de Avanca receberam 19 prémios
... e isto só no mês de Setembro!
Ao longo do mês de setembro, 14 filmes produzidos ou coproduzidos pelo Cine Clube de Avanca estiveram em competição em 20 festivais de países tão diversos como a Albânia, Colômbia, Equador, Espanha, EUA, Índia, Itália, Polónia, Reino Unido e Portugal. Desta presença em festivais internacionais de cinema resultaram 19 prémios, marcando assim um número inesperado de dintinções, tanto para o Cine Clube de Avanca, como para o contexto da produção cinematográfica portuguesa.
A longa metragem de ficção “Uma Vida Sublime” de Luís Diogo foi a obra mais distinguida, com 10 prémios, seguindo-se a curta metragem “Antes que a noite venha – Falas de Antígona”, de Joaquim Pavão, com 4 prémios.
Os prémios do filme de Joaquim Pavão foram atribuídos na “3rd Edition of the European Cinematography Awards”, em Varsóvia, na Polónia. Neste evento, o filme venceu ainda os prémios de Melhor Atriz (Isabel Fernandes Pinto), Melhor Fotografia (José Oliveira), Melhor Desenho de Som e Melhor Música Original (Joaquim Pavão).
Ambos os filmes foram produzidos no âmbito do projecto “Creative Film Workshops,” do Festival de Cinema Avanca e ali rodados, pelo menos em parte.
Dos restantes filmes, “5 Cigarrilhas”, de Passos Zamith, uma curta metragem de ficção, foi distinguida com o Prémio Público Juvenil do 9º Curta Açores 2018 e com o Prémio Melhor Fotografia Curta Metragem, na Gala dos Prémios Latino, que decorreu em Espanha, na cidade de Marbelha.
Nesta gala, também o filme de Luís Diogo foi distinguido, tendo arrebatado os galardões de Melhor Actor (Eric da Silva), Fotografia Longa Metragem (Pedro Farate), Argumento e Realização (Luís Diogo).
No “2º Paisagens, Festival Internacional de Cinema de Sever do Vouga”, o documentário “Sonho Longínquo no Equador”, de Hamilton Trindade, recebeu uma Menção Especial Documentário de Longa Metragem, enquanto a curta metragem de ficção “A Língua”, de Adriana Martins da Silva, foi distinguida com o Prémio Curta Metragem Portuguesa.
Este último filme de Adriana Martins da Silva recebeu igualmente o 1º Prémio do “3º Concurso de Curtas Metragens de Fânzeres e São Pedro da Cova”.
Por último, o filme “Uma Vida sublime”, foi distinguido como Melhor Filme no “Twin Tiers”, dos EUA (onde também ganhou o Prémio de Melhor Realizador), e na Albânia no “Dean Open Air International Film Festival”, onde também foi distinguido com o Prémio de Melhor Argumento.
Também com o prémio de Melhor Argumento, foi distinguido no Equador (Festival Internacional de Cine de Guayaquil) e em Itália, no Parma Internacional Music Film Festival.
Entretanto, e até final do ano, mais filmes produzidos pelo Cine Clube de Avanca estarão em competição na Bósnia, Brasil, Espanha, EUA, India, Rússia e São Tomé e Principe.
O Cine Clube de Avanca produz filmes desde 1984 tendo sido distinguidos com mais de três centenas de prémios e menções especiais em países dos 5 continentes.