LocalSlider

Furadouro: Colector de águas pluviais assusta moradores

O colector de águas pluviais que está a ser construído a sul da praia do Furadouro está a preocupar os moradores.

Os residentes receiam que o tanque, destinado a receber as águas da chuva, instalado junto às casas pré-fabricados, no local do antigo centro vidreiro, possa vir a constituir uma ameaça para a saúde pública, tornando-se num “centro de criação de mosquitos”.

Fonte próxima do processo explicou ao Ovarnews que o Furadouro tem um problema de cotas e que era imperioso encontrar uma solução para o escoamento das águas da chuva naquela zona da praia, e que o colector terá, supostamente, essa função.

A solução encontrada pelos técnicos – que não é consensual, garantiu a mesma fonte -, passa por entubar a água da chuva, transportando-a até ao colector, acrescentando que “não deverá constituir ameaça para a saúde pública”.

O presidente Salvador Malheiro reagiu da seguinte forma à nossa notícia e que transcrevemos na íntegra:

Relativamente à intervenção no Furadouro Sul – Águas Pluviais e Requalificação de Arruamentos, eis alguns esclarecimentos considerados pertinentes neste momento:
1.A obra visa em ultima análise resolver o problema do escoamento das aguas pluviais e das consequentes inundações que têm assolado este quarteirão sul do Furadouro. Esse é o grande objectivo e penso que os moradores se devem sentir satisfeitos depois de tantos anos de angústia e promessas falhadas.

2. A intervenção engloba, como é natural, uma bacia de retenção, que funciona como destino final das águas.

3. Esta bacia terá água apenas e só durante a época de chuvas.

4. A obra não está terminada.

5. Vai contemplar um arranjo urbanístico, enquadrando no ecossistema natural esta bacia de retenção que ficará praticamente escondida.

6. Todas as questões de segurança estão asseguradas.

7. Vamos aguardar pelos desenvolvimentos.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta