
O projeto pioneiro de eletrificação do transporte de mercadorias está localizado em Estarreja, na base operacional da TJA-Transportes J. Amaral.
Este primeiro carregador elétrico de pesados em Portugal, com 400 kW de potência, vai servir os camiões MAN que integram a frota da TJA numa primeira rota 100% elétrica que está a funcionar entre Oliveira de Azeméis e Mangualde.
A frota TJA de camiões zero emissões, composta por dois MAN eTGX com 500 km de autonomia, estará ao serviço do grupo Simoldes no transporte de peças automóveis entre a sua fábrica em Oliveira de Azeméis e a Stellantis, sediada em Mangualde.
A Galp é a fornecedora da solução de carregamento, com um carregador de veículos pesados desenvolvido pela Siemens: permite carregar (20%-100%) a bateria de um camião elétrico em cerca de 60 minutos.
João Miguel Amaral, administrador da TJA, defende que a empresa está “a dar um contributo importante para uma transição limpa no nosso setor de atividade”, já que “mais do que uma renovação de frota, é um compromisso firme com o futuro e com a sustentabilidade do setor logístico.”