CulturaPrimeira Vista

Gigantes Invisíveis promovem a leitura a partir das artes no Buçaquinho

A 6ª Edição dos Gigantes Invisíveis – Encontro Literário para os Mais Novos Leitores começou já esta semana com a Oficina Medonhos a passar pelas escolas do 1ºciclo do Município de Ovar, numa antecipação daquilo que vai ser a inclusão dos trabalhos artísticos das crianças no Encontro Literário, que irá ter lugar no fim de semana de 19 e 20 de junho, no Parque Ambiental do Buçaquinho.

Promovido pela Câmara Municipal de Ovar e produzido pela Imaginar do Gigante, com o apoio da Junta de Freguesia de Esmoriz, os Gigantes Invisíveis 2021 irão contar com uma surpresa “extra programação” e que ficará em exposição permanente, onde vão ser dados a conhecer os painéis com as pinturas em azulejo de plástico reciclado, desenhados e ilustrados pelos alunos do 4º ano das escolas de Ovar, que têm, esta semana, como inspiração, o Dia Mundial dos Oceanos.

Bárbara Rocha, ilustradora do projecto, refere que “no trabalho de hoje as crianças desenharam apenas com uma cor, para perceberem que devemos ser cuidadosos no uso dos recursos disponíveis”, numa alusão aos recursos hídricos do planeta e ao consumo de plástico. Da Oficina Medonhos vão sair cerca de 280 azulejos pintados e assinados pelas crianças do Município.

Pedro Saraiva da Imaginar do Gigante revela que todas as crianças vão ter direito a uma lembrança pela participação na Oficina dos Medonhos e acredita que estão reunidas as condições para que pais e crianças vão até ao Parque do Buçaquinho no fim de semana de 19 e 20 de junho. “Na nossa perspetiva os livros são para ser usados e podem até ser pousados em cima da relva”, enfatiza o organizador do evento.

O Encontro Literário, que pretende desconstruir a leitura na mente dos mais pequenos a partir das artes, vai contar com momentos de teatro, música, dança, oficinas para famílias, uma conversa entre o ilustrador convidado Marco Taylor e Carlos Nuno Granja, jornalistas, autores, público e crianças, em dois palcos principais que se dividem entre a cafetaria do Parque Ambiental e os jardins.

O primeiro momento dos Gigantes Invisíveis, dia 19, pelas 15h30, começa com a história de teatro infantil “Dama de Pé de Mim” de Ana Madureira, acompanhada com música e movimento, num exercício em que as crianças são convidadas a interagir e a fazer parte do elenco. Pelas 16h30 têm início, em simultâneo, quatro oficinas para toda a família, com quatro ilustradoras, quatro técnicas de desenho e quatro conversas para explorar, em mesas de sete dez lugares.

“Escrever sobre os livros dos outros é mesmo difícil” será uma conversa com Rita Pimenta, jornalista do Jornal Público e do Blog “letra pequena” e Andreia Amorim, do Gabinete de Apoio às Bibliotecas e à Leitura da Câmara Municipal do Porto, pelas 18h30.

No domingo, dia 20, pelas 15h30 sob o lema “Já falaste com um autor?”, Marco Taylor, escritor, ilustrador e que dá nome à editora convidada Edições Marco Taylor estará à conversa com Carlos Nuno Granja, escritor e programador de conteúdos literários do Festival Literário de Ovar, na cafetaria do Parque. Marco Taylor terá em destaque e em permanência, nos jardins do Buçaquinho, os painéis que ilustram as personagens dos seus livros infantis.

O teatro e a dança do espetáculo “Como se Encontram as Perguntas”, de Pedro Saraiva, pelas 17h30, farão a ponte a uma Oficina de Filosofia para as Famílias com Joana Rita de Sousa, onde será mais fácil, em conjunto e em família, adivinhar as respostas. Todos os eventos são de entrada livre e não necessitam de marcação prévia, mas ficam condicionados à lotação dos espaços e ao cumprimento das regras da DGS.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo