LocalPrimeira Vista

GNR de Ovar apreende 2,5 kg de meixão

A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Ovar, identificou três homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 27 e os 48 anos, que tinham na sua posse 2,5 quilos de meixão, resultando na elaboração de dois autos de notícia e na apreensão de cinco artes de pesca, duas peneiras para acondicionamento do meixão capturado e de diverso material usado na pesca ilegal desta espécie”.

A ‘Operação Meixão’ decorreu na passada quinta-feira e integrou uma acção de fiscalização da enguia-bebé nos esteiros da Ria de Aveiro, nomeadamente em Canelas, Estarreja.

O meixão apreendido corresponde a cerca de 10 mil espécimes, com um valor estimado de 1.500 euros no mercado nacional, podendo, no mercado final (países Europeus e Asiáticos), atingir um valor de mais de 17.500 euros.

A enguia europeia (anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução no número de efectivos em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie.

A tentação do lucro é enorme: o meixão chega a custar mais de mil euros o quilograma nos restaurantes espanhóis.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo