DesportoFutebolPrimeira Vista

Valeguense sagra-se campeão da Europa na Bélgica

[themoneytizer id=”16574-1″]

 

Hélio Silva sagrou-se campeão de BXL – Euroleague, na Bélgica, no passado dia 18 de Maio, pelo Portugal Brussels FC (PBFC). Natural de Válega, o jogador fez 34 anos dois dias antes da conquista do ceptro. A conquista da BXL, em encontro frente à Roménia, “foi como uma prenda de anos”, confidencia-nos.

No jogo da final, a vitória por 3-1 deu o título à equipa que nem era apontada como favorita. Na fase regular, a tricampeã Roménia tinha o melhor ataque do campeonato, com 80 golos. “Nós tínhamos 59, mas tivemos a segunda melhor defesa, logo a seguir atrás do Reino Unido, outro candidato ao título”, recorda.

Refira-se que, no BXL, as equipas são formadas por emigrantes de vários países que encontraram na Bélgica um novo lar.

Este título é o fruto da “dedicação e esforço de jogadores que, por vezes, sacrificam o trabalho e tempo com a família para fazer algo que adoram: jogar futebol”, diz Hélio ao OvarNews.

“Assim, sentimo-nos mais próximos de Portugal, além de que o ambiente é espectacular”. O jogador vareiro radicado na Bélgica conta que “ganhar o título foi-se tornando, entretanto, numa ambição, não só porque Portugal nunca o tinha ganho anteriormente, mas também porque a qualidade do plantel se foi elevando nos últimos anos e, ao fazê-lo, seria uma forma de homenagear o país dos nossos corações”.

A agora equipa Campeã Europeia de BXL é composta por emigrantes portugueses que exercem profissões díspares, desde enfermeiros, médicos, funcionários de obras, operadores de supermercados, engenheiros e pessoal que trabalha em instituições europeias. “Cá não há doutores ou senhores. É como se fôssemos uma segunda família”, assegura Hélio Silva.

Trabalho e futebol nem sempre é fácil de conciliar, em especial quando se está emigrado. No caso de Hélio Silva, que é director de obra na Casais, reside em Bruxelas (a 10 minutos da Comissão Europeia) tem sido “relativamente fácil”. “Os jogos são normalmente ao domingo à noite e os treinos também são durante a semana, à noite”.

Os primeiros toques na bola foram dados no CCR Válega, tinha o Hélio 9 anos. “Estive em Válega desde as escolinhas até aos júniores”. Apesar do jeito reconhecido, não seguiu futebol profissional, preferindo seguir os estudos na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

“Lá, fui seleccionado para representar a selecção de futebol de 11 da FEUP nos CAP’s, Campeonatos Académicos do Porto, sendo depois também seleccionado para representar a selecção de Fut 11 da UP, Universidade do Porto em competições académicas nacionais”, recorda Hélio Silva.

Acabados os estudos, emigrou para a Bélgica tendo, entretanto, parado de jogar futebol. Após dois anos na Bélgica, “resolvi retomar o desporto e participei nas captações do Portugal Brussels Futebol Club”. Como a condição física não era famosa, “foi por pouco que não fui seleccionado”, recorda.

Na altura que acabou o curso, em 2013, Hélio Silva diz que não encontrava um trabalho na minha área “remunerado de forma justa” e optou por emigrar.
“A união dos portugueses, uma característica nossa, e o imenso orgulho no nosso País, foram factores que certamente fizeram a diferença na conquista deste troféu para Portugal”.

https://www.facebook.com/portugal.brusselsfc/videos/387175102140461/

A BXL Euroleague é uma competição criada pela Comissão Europeia e que envolve equipas que representam 19 países que integram a União Europeia. O Portugal Brussels FC (PBFC), fundado em 2004, ganhou o título pela primeira vez.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo